Dário toma posse como vice-presidente de Saúde da FNP
Reprodução: ACidade ON
Dário toma posse como vice-presidente de Saúde da FNP

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos) , tomou posse nesta quinta-feira (15) como vice-presidente de Saúde da FNP (Frente Nacional de Prefeitos). A eleição da nova diretoria-executiva e do conselho fiscal para a gestão 2021/2023 foi realizada virtualmente.

A entidade reúne prefeitos de cidades com mais de 80 mil habitantes no Brasil e era comandada pelo ex-prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), que deixa o cargo de presidente após quatro anos de mandato. Quem assume pelo próximo biênio é Edvaldo Nogueira, prefeito reeleito de Aracaju (Sergipe).

O cargo de primeiro vice-presidente eleito é de Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o de segundo vice-presidente é de Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro. A secretaria geral ficou com o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. 

DÁRIO AGRADECE

Na cerimônia virtual o prefeito de Campinas agradeceu Jonas pelo trabalho realizado e cumprimentou o novo presidente.

"Quero fazer uma homenagem ao ex-prefeito Jonas e dizer que tenho orgulho de ser seu sucessor na Prefeitura de Campinas. Também o parabenizo pelo trabalho na FNP e desejo ao novo presidente, Edvaldo, que continue com o trabalho que o Jonas começou para fortalecer as prefeituras e os municípios", afirmou. 

Saadi também falou sobre o cargo que assume na Frente Nacional de Prefeitos. "Como vice-presidente da Saúde, eu quero fazer um trabalho conjunto com o presidente Edvaldo e com todos os prefeitos neste momento de pandemia e dar orgulho a todos que me apoiaram nesta indicação", planeja.  

A cerimônia de posse foi marcada por assuntos ligados à pandemia do coronavírus e os desafios que as cidades enfrentam neste momento. Contou com a participação do diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, que traçou um panorama geral na pandemia no Brasil e de Mariângela Simão, diretora-geral assistente para Acesso a Medicamentos e Produtos Farmacêuticos da OMS, que falou sobre vacinas e tratamento precoce contra a covid.  

Na cerimônia de posse foi feita uma homenagem aos prefeitos e às pessoas que morreram recentemente de covid-19. O novo presidente Edvaldo Nogueira também pediu um minuto de silêncio para lembrar as vítimas. 

DISCURSOS

Deixando o cargo de presidente, Jonas Donizette destacou em seu discurso o papel das cidades na vida das pessoas e seu trabalho nos quatro anos no comando da FNP.

"Foi para mim um período de aprendizado. Conseguimos fazer com que o Brasil perceba o quanto os municípios são importantes. As pessoas moram nas cidades, usam saúde e educação nas cidades. No entanto, a participação dos municípios no bolo tributário é pequena em relação ao tanto de serviços que as prefeituras oferecem os cidadãos", disse Jonas.


O novo presidente Edvaldo Nogueira pretende continuar buscando a promoção dos governos. "Tenho a crença de que os municípios serão o centro do desenvolvimento mundial. É preciso que a FNP tenha protagonismo neste papel, para que as cidades possam crescer e se desenvolver. Faço um pedido a todos os prefeitos, para que a gente possa encontrar saídas e contribuir para o desenvolvimento do municipalismo brasileiro", planeja.

SOBRE A FNP 

Fundada em 1989, a FNP é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. Tem como foco de atuação os 412 municípios com mais de 80 mil habitantes (estimativa do IBGE 2020).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!