Três Centros de Saúde deixam de ser exclusivos covid na segunda em Campinas
Reprodução: ACidade ON
Três Centros de Saúde deixam de ser exclusivos covid na segunda em Campinas

A partir da próxima segunda-feira (19), os Centros de Saúde São Bernardo, CS Capivari e CS Costa e Silva voltam ao funcionamento normal. Essas unidades estavam atendendo exclusivamente a pacientes sintomáticos de Covid desde 15 de março, com o objetivo de descongestionar os hospitais municipais. Com a queda no número de atendimentos de pacientes com sintomas gripais e respiratórios, as unidades poderão retomar sua rotina.

Segundo a Prefeitura, na época em que a decisão foi tomada, estavam sendo atendidos diariamente cerca de 1,6 mil pacientes sintomáticos respiratórios ou gripais nas unidades de saúde. Atualmente, são aproximadamente 1,2 mil pacientes sintomáticos por dia. Além disso, há uma pressão menor nas portas dos prontos-socorros e pronto-atendimentos

Segundo a diretora do Departamento de Saúde, Deise Fregni Hadich, as unidades voltam agora a fazer os atendimentos de rotina que estavam remanejados, com os usuários sendo assistidos em outros Centros de Saúde. "Agora, poderão voltar a ter seus atendimentos normais em seus Centros de Saúde de referência", explicou.

FECHAMENTO AOS FINS DE SEMANA

Outra decisão da Administração é a de não abrir mais as unidades Jardim Vista Alegre, São Bernardo e Costa e Silva nos sábados e domingos, que estavam atendendo exclusivamente pacientes sintomáticos de covid-19 aos fins de semana. No primeiro final de semana, entre 20 e 21 de março, foram realizados 459 atendimentos nestas unidades. Já no último, entre 10 e 11 de abril, foram feitos 110 atendimentos.

As pessoas que tiverem sintomas gripais, mesmo que sejam leves, como coriza, tosse, dor de garganta ou quadros como sinusite, podem continuar a procurar seus Centros de Saúde de referência para avaliação. A única mudança é que essas unidades não se dedicarão mais exclusivamente a esses casos.

AOS SÁBADOS

Aos sábados, continuam funcionando normalmente as seguintes unidades de saúde: Centro de Saúde Parque Valença, Jardim Florence, Jardim Capivari, Santa Lúcia, Jardim Vista Alegre, União dos Bairros, DIC 1, Santo Antônio, Vila Ipê, São Quirino e Jardim Aurélia. Os horários de atendimento podem ser consultados no site da Prefeitura. No domingo, permanecem fechados.


Os prontos-socorros dos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde e os prontos atendimentos Padre Anchieta, Campo Grande e São José seguem atendendo 24 horas por dia, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que recebe chamadas por meio do telefone 192. Essas unidades estão voltadas para atendimentos de urgência e emergência.

Para casos de baixa gravidade, a população pode procurar os Centros de Saúde mais próximos de sua residência. As unidades têm equipes de acolhimento disponíveis para atender e essa medida também pode auxiliar as unidades de pronto atendimento a focarem em casos de maior gravidade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!