Região Central de Campinas terá mais 2,5 km de faixas exclusivas
Reprodução: ACidade ON
Região Central de Campinas terá mais 2,5 km de faixas exclusivas

A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) confirmou que irá implantar 2,5 quilômetros de faixas exclusivas para o tráfego de ônibus, na região central da cidade. No dia 7 deste mês, o presidente da empresa, Ayrton Camargo e Silva, confirmou que um estudo sobre o tema estava sendo feito.

As duas primeiras fases do projeto são focadas em vias que possuem três faixas de rolamento, no Centro. Na sequência, a Emdec definirá as próximas vias que serão contempladas.

Na primeira etapa, as faixas preferenciais existentes nas Av. Dr. Moraes Salles e a Senador Saraiva (pistas externas) serão transformadas em faixas de uso exclusivo do transporte público.

As novas faixas exclusivas nestas duas avenidas são utilizadas, ao todo, 35 linhas e 100 mil usuários do transporte coletivo do município por dia.

Em ambas as vias, as faixas funcionarão de forma permanente nas 24 horas do dia. A previsão é que a fase inicial seja totalmente implementada no início do segundo semestre, incluindo a sinalização viária.

"O nosso foco é privilegiar o transporte público coletivo nos deslocamentos pelo sistema viário, melhorando o seu desempenho. Com as faixas exclusivas, reduzimos o tempo de viagem nos percursos da área central e eliminamos os conflitos na disputa pelo uso do sistema viário", explica o presidente da Emdec.

Campinas possui 4,3 mil quilômetros de vias, sendo que em 32% do sistema viário o correspondente a 1,4 mil quilômetros existe a circulação de ônibus do transporte público. Porém, neste conjunto de vias onde o ônibus circula, menos de 1% conta com faixas exclusivas são 19,7 quilômetros.

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), transitar indevidamente nas faixas exclusivas é infração de trânsito gravíssima, com sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e multa de R$ 293,47. Já as faixas preferenciais podem ser utilizadas por outros veículos, desde que respeitem a preferência do transporte público coletivo de passageiros.

PRIMEIRA FASE

Na Avenida Dr. Moraes Salles (pista externa), as faixas exclusivas serão implantadas no trecho entre o Terminal Central e a Rua Irmã Serafina. A Moraes Salles recebe a circulação de 16 linhas de ônibus, que transportam cerca de 39,5 mil passageiros diariamente. São 74 ônibus circulando por hora ou 1,2 ônibus circulando por minuto.

Já na Avenida Senador Saraiva (pista externa), o trecho de faixa de uso exclusivo do transporte público está localizado entre a Rua Marechal Deodoro e o Terminal Central. A via recebe a circulação de 19 linhas de ônibus, que transportam cerca de 60,6 mil passageiros diariamente. São 103 ônibus circulando por hora, o que corresponde a quase dois ônibus circulando por minuto.

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