Boldrini adquire microscópio para cirurgias de tumores cerebrais
Reprodução: ACidade ON
Boldrini adquire microscópio para cirurgias de tumores cerebrais

O Centro Infantil Boldrini adquiriu um microscópio para a realização de cirurgias de tumores cerebrais . A tecnologia disponível para as neurocirurgias equipara o hospital localizado no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, aos principais centros dos Estados Unidos e Europa.

O aparelho de última geração é fabricado pela Karl Zeiss da Alemanha e reúne tecnologia de ponta, que permitirá à equipe médica do Boldrini realizar cirurgias com ainda maior eficácia.

Segundo o neurocirurgião Prof. Dr. Helder Tedeschi, responsável pela equipe de neurocirurgia do Centro Infantil Boldrini, o novo microscópio, chamado Kinevo 900, é o que há de mais moderno em microscopia no país, reunindo soluções médicas de alta tecnologia e diferentes funcionalidades em um só equipamento.

Operado por sistema de freios eletromagnéticos o microscópio é extremamente ergonômico, diminuindo a fadiga do cirurgião durante os procedimentos. Sua operação é controlada por sistema touch screen em painel de vídeo e por sistema de joy stick pelo cirurgião.

O sistema ainda possui controle inteligente de foco e de luminosidade, aumentando automaticamente a intensidade da luz em lugares mais profundos. O microscópio possui sistema de vídeo integrado que permite a gravação de cirurgias ou sua reprodução em tempo real para fins educativos.

"Um dos grandes diferenciais, no entanto, é o sistema de fluorescência intraoperatória. Por meio dele, o cirurgião é capaz de identificar e distinguir o tecido tumoral do tecido normal, podendo assim eliminar com segurança todo o tecido comprometido sem afetar áreas funcionais ou saudáveis. A identificação dos vasos sanguíneos em tempo real pela fluorescência permite melhor controle de sangramentos e evita acidentes vasculares cerebrais pela oclusão inadvertida de vasos importantes relacionados ao tumor durante a sua ressecção", destaca o médico.

O microscópio permite ainda completa integração com sistemas de neuronavegação (aparelho que permite obter informações de imagem durante a cirurgia e auxilia o cirurgião a "navegar" pelo cérebro), de estereotaxia, permitindo a realização de biópsias de tumores na profundidade do cérebro e de neuroendoscopia, que se utiliza de pequenas sondas para visibilização de estruturas cerebrais através de aberturas diminutas no crânio.

Tedeschi dimensiona a conquista: "Nosso hospital é referência no tratamento de tumores cerebrais no país. Nos últimos dez anos, pudemos tratar mais de 700 crianças com tais afecções e nossos resultados já são semelhantes aos melhores centros mundiais. Nosso objetivo, entretanto, é continuar evoluindo, para melhorar ainda mais estes índices e, para isso, é fundamental o uso de novas tecnologias".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!