Live de sambistas debate artesanato iorubá em escola
Reprodução: ACidade ON
Live de sambistas debate artesanato iorubá em escola

O grupo de samba Mana Dinga e a Escola Estadual Hildebrando Siqueira realizam na segunda-feira, dia 19 de abril, às 15h, uma transmissão ao vivo sobre " Abayomi na Escola - Música e História ". A live será transmitida pelo YouTube e Facebook. 

Você viu?

A palavra abayomi tem origem iorubá, e costuma ser uma boneca negra, significado aquele que traz felicidade ou alegria. Esta é uma ação do Projeto SAMBATEAR, idealizada pelo Grupo Mana Dinga e apoiado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc pelo edital Ações em Rede. O projeto conta igualmente com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas.

Após a divulgação da composição "Abayomi", de Amanda Menconi, a compositora foi procurada por diversas professoras que relataram o grande potencial pedagógico da canção para tratar de importantes questões sociais. Como forma de continuar esse trabalho de reflexão e divulgação artística, esta ação proporcionará um encontro virtual para o público da Escola Estadual Hildebrando Siqueira, localizada no Jardim Eulina, com alunos do Ensino Fundamental II.



Na atividade, o público conhecerá o processo de criação da música Abayomi, por meio da fala da compositora Amanda Menconi. Também alguns instrumentos utilizados na gravação da música e que são parte do universo do samba. Em parceria com o corpo docente e a gestão escolar, a atividade mostrará a importância das bonecas para a cultura popular, além de uma oficina de como confeccionar em casa uma Abayomi. 

A live transmitida pelo YouTube da Escola Estadual Hildebrando Siqueira , além das páginas de Facebook da escola e do grupo Mana Dinga .

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários