Campinas registra madrugada mais fria do ano com 12,8ºC
Reprodução: ACidade ON
Campinas registra madrugada mais fria do ano com 12,8ºC


Campinas registrou na madrugada desta quinta-feira (21) a temperatura mais baixa do ano, segundo a medição do  Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp. Às 5h50 a temperatura registrada foi de 12,8ºC. Até então, o dia com a mínima mais baixa registrada na cidade nesse ano havia sido em 1º de abril, quando as temperaturas chegaram a 13,5ºC.

Segundo o Centro, a entrada de um ar mais frio tem deixado as temperaturas mais amenas na região e há o risco de novos recordes de frio no ano na madrugada desta quinta-feira. 

"A expectativa é que as temperaturas caiam nas próximas madrugadas, em cerca de 1º até 2°C, e se registre a mais fria do ano", destacou o meteorologista Bruno Bainy. A previsão até sexta-feira é de céu parcialmente nublado e temperaturas amenas.

CAUSAS

Bainy explica que uma carta sinótica divulgada pelo CPTEC/INPE (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) aponta uma massa de ar frio no litoral do Estado - responsável pela queda nas temperaturas.

"Na carta a gente consegue ver um B que representa a pressão subtropical perto do litoral de São Paulo, que é o sistema de baixa pressão que se devolveu ao longo da semana e está atuando naquela região. Ao Sul da carta temos um A, que é um centro de alta pressão - um anticiclone pós-frontal - que representa a massa de ar frio", detalha.

Ainda segundo Bainy, o clima mais frio é comum nessa época do ano. "A massa de ar frio está muito perto, e provavelmente é intensa. A gente está em uma época em que as massas de ar frio vêm mais caracterizadas nas regiões polares, e conseguem manter mais as propriedades delas até chegas às latitudes mais baixas".

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!