Um grupo de professores da creche da Unicamp, em Campinas, está reclamando da demora para receber a vacina de covid-19. Isso porque os profissionais da educação dizem que tiveram o cadastro aprovado, mas ainda não receberam o QR Code obrigatório para conseguir realizar o agendamento pela Prefeitura de Campinas.
A vacinação dos professores começou no dia 12 de abril em Campinas, quando a cidade recebeu 7.770 doses do imunizante contra o coronavírus. Podem ser vacinados profissionais que atuam nas escolas das redes públicas (municipal, estadual e federal) e privada com idade a partir de 47 anos.
O QR CODE
Para receber a vacina, os trabalhadores da educação precisam informar o seu CPF e demais dados pessoais para comprovar que trabalha na rede de ensino. Para as redes municipais, particulares e federal, também é necessário apresentar os dois últimos contracheques para evitar fraudes.
Somente após essa análise, feita pela direção da escola, é que é emitido um QRCode que o profissional deverá levar para o local de vacinação com um documento pessoal. Sem o QRCode o profissional não será vacinado, disse a Administração no começo da vacinação.
"No dia 12 eu fiz o meu cadastro e estou tentando vacinar. Por conta da burocracia da Secretaria da Educação na emissão do QR Code, ninguém na creche consegue vacinar", disse a professora Silvia Pereira. Já a docente Váleria Ramalheiro contou que agora não consegue mais reagendar a vacinação.
"Fiquei preocupada e falaram que somente com o QR Code para vacinar contra a covid. E a gente está aguardando, mas não conseguimos reagendar porque não tem mais vaga para a educação", disse. Para a professora Marineuza Tossini, o estado não está preservando o direito das profissionais.
"Não adianta o governo falar na TV que estamos sendo vacinadas, porque não está acontecendo isso. Tenho 49 anos e 20 anos de magistério. E não consigo vacinar. É um desacato com nossos direitos", afirmou.
OUTRO LADO
Sobre o caso, a Secretaria Estadual de Educação respondeu, por meio da assessoria de imprensa, que a liberação dos QR Code's está sendo feita por lotes e a previsão para que esse processo seja normalizado é até sexta-feira (23).
(Com informações da EPTV Campinas)