Campinas ganha sinal sonoro para deficientes visuais em semáforos no Centro
Reprodução: ACidade ON
Campinas ganha sinal sonoro para deficientes visuais em semáforos no Centro

Algumas vias da região central de Campinas passaram a contar nesta quinta-feira (22) com uma nova tecnologia para ajudar a travessia de pessoas deficientes visuais. Foram instalados dez equipamentos que emitem sinal sonoro em cruzamentos pela Avenida Francisco Glicério para orientar pessoas com a deficiência.

Segundo a Prefeitura, o sistema é acionado pelo próprio usuário, antes de realizar a travessia, por meio de uma TAG individual semelhante a um controle de acesso para portões eletrônicos. Por enquanto a tecnologia estará disponível a 50 pessoas selecionadas pela Prefeitura para um período de adaptações.

O valor do investimento é de R$ 60 mil e o projeto foi desenvolvido por técnicos da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas). A empresa instalou placas eletrônicas e botoeiras convencionais na parte superior das colunas semafóricas, que se comunicam com as TAGs.

COMO FUNCIONA

Ao acionar a sua TAG, o deficiente visual escutará a mensagem "Travessia solicitada, aguarde". Em seguida, é emitido um sinal sonoro, indicando que o pedestre pode iniciar a travessia, após o semáforo sinalizar ordem de parada aos veículos.

O alerta segue o padrão regulamentado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e a utilização será feita por deficientes visuais previamente cadastrados. Na fase inicial do projeto, a secretaria municipal de Assistência Social indicará os 50 primeiros usuários.

Você viu?


OS PONTOS

- Av. Francisco Glicério x Rua 13 de Maio;

- Av. Francisco Glicério x Rua Barreto Leme;

- Av. Francisco Glicério x Avenida Benjamin Constant;

- Av. Francisco Glicério x Rua Bernardino de Campos;

- Av. Francisco Glicério x Rua General Osório;

- Av. Francisco Glicério x Avenida Campos Sales;

- Av. Francisco Glicério x Rua Conceição;

- Av. Francisco Glicério x Rua Ferreira Penteado;

- Av. Francisco Glicério x Avenida dr. Moraes Salles;

- Av. Francisco Glicério x Rua Cônego Cipião.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários