Estudantes de medicina e enfermagem da Unicamp
(Universidade Estadual de Campinas) continuam com o serviço gratuito de atendimento telefônico para sanar dúvidas da população sobre o coronavírus.
Atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 20h, através do telefone (19) 3521-9130. Cerca de 2 mil pessoas já foram atendidas pelo serviço.
O serviço esclarece, por exemplo, quais são os sintomas e precauções a se tomar com a doença, a importância de lavar as mãos, como proteger as pessoas idosas e quando é necessário procurar um médico.
ATENDIMENTO PARA 2 MIL PESSOAS
O Telessaúde Orientações Telefônicas Relativas à Pandemia por Coronavírus é um projeto estudantil espontâneo que entrou em operação no dia em março de 2020. A iniciativa foi idealizada por alunos com o apoio de docentes de ambas as faculdades, que atuaram na capacitação dos alunos.
De acordo com a estudante do curso de enfermagem Fernanda Cristina dos Santos, em um ano de projeto cerca de 240 alunos participaram do atendimento e 17 docentes foram supervisores dos atendimentos. Nesse tempo, a aluna revela que foram oferecidas orientações e informações confiáveis com embasamento científico sobre covid-19 a mais de 2 mil pessoas.
Além de auxiliar na conduta de casos sintomáticos, os alunos também oferecem orientações sobre notícias e divulgações da mídia e orientações sobre fakenews com as informações cientificamente embasadas.
"Ressaltamos que o número de pessoas beneficiadas foi bem maior, dado que as orientações englobam as famílias e os contatos das pessoas atendidas em cada ligação. Nossa intenção e objetivo prioritário é fazer com que nossas orientações tenham uma transmissibilidade e disseminação maior do que a do novo coronavírus e suas variantes", ressalta Fernanda.
A estudante explica ainda que todas as ligações são discutidas com os médicos e enfermeiras na supervisão do atendimento e as orientações e condutas são específicas e adequadas para cada caso, além de auxiliar no ensino da prática clínica para os alunos atendentes.
(Com informações de Edimilson Montalti /Unicamp)