Emdec retoma inspeções para o transporte escolar, táxi e fretamento
Reprodução: ACidade ON
Emdec retoma inspeções para o transporte escolar, táxi e fretamento


A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) retomou a inspeção mecânica e ambiental nos veículos do transporte escolar, transporte individual de passageiros por táxi e fretados. O procedimento estava suspenso desde o dia 18 de março, por conta da fase emergencial de combate à pandemia de coronavírus.

A suspensão não se aplicava aos veículos que operam o transporte público coletivo, cujas inspeções vinham ocorrendo normalmente. 

Com a retomada do procedimento, ficam restabelecidos os calendários de inspeção fixados para cada modalidade. Veículos do transporte escolar devem ser vistoriados semestralmente, de acordo com o final de placa. 

Para a modalidade de transporte por táxi, a inspeção é anual. Já a periodicidade das inspeções realizadas nos fretados varia conforme a idade do veículo. Os calendários podem ser consultados no site da Emdec.

O procedimento deve ser agendado pelos transportadores junto ao Departamento de Inspeção Veicular da Emdec, pelo telefone 3772-4275. O endereço é Rua Dr. Salles Oliveira, 1.380, Vila Industrial. Como medida preventiva ao contágio pelo coronavírus, somente o condutor do veículo deve comparecer para realizar a inspeção. 

TAXA ESCOLAR

Para a modalidade de transporte escolar, também houve alteração na forma de recolhimento da taxa de inspeção veicular. Antes de agendar o procedimento, o transportador escolar deverá emitir guia de arrecadação no site da Emdec, no endereço emitirguia.emdec.com.br.

O valor da taxa de inspeção do transporte escolar equivale a 35 Unidades Fiscais de Campinas (UFICs) R$ 132,60, podendo ser quitado à vista ou em até três parcelas. O comprovante de pagamento (da parcela única ou primeira parcela) deverá ser anexado à documentação exigida. Não houve mudança na forma de arrecadação para as modalidades de táxi e fretamento, que já era feita junto à Emdec.  

Você viu?


INSPEÇÃO VEICULAR

O Departamento de Inspeção Veicular é o instrumento para garantir a qualidade e segurança do serviço prestado por toda a frota de transporte na cidade. A inspeção veicular tem como base as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro e resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).  

O objetivo é identificar as condições dos veículos no que se refere à manutenção, segurança, equipamentos obrigatórios, conforto e conservação. São cerca de 800 itens analisados, distribuídos em 10 grupos: identificação; equipamentos obrigatórios e proibidos; iluminação e sinalização; freios; direção; suspensão; pneus e rodas; chassi e carroceira; inspeção veicular ambiental; sistemas e componentes complementares.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!