Em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) , os prefeitos da região deliberaram, por unanimidade, a utilização de R$ 18 milhões do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano) para ações de enfrentamento à pandemia de coronavírus . A reunião aconteceu presencialmente na Prefeitura de Campinas .
Na última semana, os prefeitos já haviam aprovado a autorização para usar a verba da RMC para a compra - que foi sacramentada hoje.
Com a aprovação, as cidades submeterão seus projetos para a utilização dos recursos exclusivamente para o combate à covid-19. Entre eles, a aquisição de testes rápidos, de equipamentos de proteção individual e insumos .
Você viu?
Durante a reunião, os prefeitos reforçaram a necessidade de aumentar a testagem da população , para poder isolar os infectados, rastrear e monitorar os contatos para evitar a disseminação do coronavírus.
DA ONDE VEM
Os recursos são oriundos de um superávit do Fundocamp. Esse fundo é formado por repasses das 20 cidades e do governo do Estado e está vinculado à Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp). A área de aplicação dos seus recursos abrange o interesse comum dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas.
Segundo o Conselho, a disponibilização dos recursos é fruto do superávit registrado desde a criação da agência que recebe contribuição dos municípios e do Estado.