Comércio e serviços adotam novo horário a partir de sábado (01).
Carlos Bassan / Pref. de Campinas
Comércio e serviços adotam novo horário a partir de sábado (01).

A Prefeitura de Campinas publicou nesta sexta-feira (30) o decreto municipal que estende a fase de transição do Plano São Paulo , com horário ampliado. A medida foi decidida pelo governo estadual na última quarta-feira (30), sendo que a fase de transição foi prorrogada agora até o dia 9 de maio.   

O texto está disponível na versão de hoje do Diário Oficial. Conforme o decreto, em todos os setores passa a ser permitido o funcionamento entre 6h e 20h.  Antes, a permissão era para funcionamento até às 19h. As regras passam a valer a partir de amanhã (1º).

Todos os estabelecimentos ainda devem respeitar a capacidade de 25% de atendimento. No caso de parques públicos, no entanto, o funcionamento ainda será às 6h às 18h.  Segundo a Prefeitura, a fiscalização sobre o cumprimento das medidas será feita a partir das 21h.

Veja os setores que estão autorizados a funcionar na cidade:  

- comércios e serviços, inclusive galerias e estabelecimentos congêneres;
- shopping centers;
- atividades religiosas presenciais;
- restaurantes e similares, exceto bares; 
 - salões de beleza, barbearias, clínicas de estética e congêneres;  
- atividades culturais, tais como museus, galerias, centros culturais, bibliotecas,cinemas, teatros e salas de espetáculos; 
- parques públicos, (abrindo das 06h às 18h);  
- clubes sociais; 
- academias de esporte de todas as modalidades e centros de ginástica; 
- cursos do setor de educação não-regulada, assim entendidos aqueles que não dependem de regulação direta pelos órgãos estatais de educação, tais como idiomas, informática, formação complementar, aulas práticas de autoescola e artes em geral, inclusive cursos de dança, música e teatro.  
- áreas comuns dos condomínios e hotéis, tais como quadras de esportes, piscinas, academias e salões de festas, com controle de acesso. 

Você viu?

REGRAS 

Nas atividades realizadas em parques públicos, clubes sociais, academias e áreas comuns de condomínio,  estão autorizadas as práticas individualizadas.

Segundo o decreto, as atividades coletivas que não garantam o distanciamento de 1,5 metro entre os participantes não estão autorizadas, e as atividades religiosas e culturais em cinemas, teatros e salas de espetáculo são permitidas com público sentado e distanciamento de 1,5m."    

A PRORROGAÇÃO 

Segundo o governador João Doria (PSDB) a medida foi tomada por recomendação do Centro de Contingência devido a queda nos indicadores da doença.

"Obviamente com melhoras dos indicadores dos casos internações e óbitos será possível estender o horário de funcionamento dos serviços e comércios das 6h até as 20h da noite. Dando assim continuidade gradual e segura da abertura de economia para recuperar empregos e dar oportunidades dos brasileiros de ter trabalho, renda e dignidade", disse Doria. 



O toque de recolher continua nas 645 cidades do estado, das 20h às 5h, assim como a recomendação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores do comércio, serviços e indústrias.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!