Campinas terá novo horário na Operação Toque de Recolher
Reprodução: ACidade ON
Campinas terá novo horário na Operação Toque de Recolher

O secretário de Justiça de Campinas, Peter Panutto, anunciou, durante transmissão nas redes sociais nesta sexta-feira (30), que a cidade vai mudar o horário da fiscalização na Operação Toque de Recolher a partir deste sábado.

Segundo informou o chefe da Pasta, a partir de amanhã o toque de recolher vai começar às 21h e irá até 5h. Até hoje a fiscalização começa a ser feita às 20h.

A medida fazer parte das mudanças da fase de transição do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena, com horário ampliado, que começam neste sábado e foram publicadas no Diário Oficial de hoje.

"É importante lembrar que estamos em uma fase de transição e com regras menos rígidas. Nos dias que sabemos que tem mais chances de aglomeração, como festas por exemplo, ela será mais rígida", disse o secretário.

NOVAS REGRAS

Conforme o decreto, todos os setores da cidade, a partir de amanhã, passam a poder funcionar entre 6h e 20h. Antes, a permissão era para o funcionamento por apenas oito horas e até às 19h.

Todos os estabelecimentos ainda devem respeitar a capacidade de 25% de atendimento. No caso de parques públicos, no entanto, o funcionamento ainda será das 6h às 18h.

Veja os setores que estão autorizados a funcionar na cidade:

- comércios e serviços, inclusive galerias e estabelecimentos congêneres;

- shopping centers;

- atividades religiosas presenciais;

- restaurantes e similares, exceto bares;

- salões de beleza, barbearias, clínicas de estética e congêneres;

- atividades culturais, tais como museus, galerias, centros culturais, bibliotecas, cinemas, teatros e salas de espetáculos;

- parques públicos, (abrindo das 06h às 18h);

- clubes sociais;

- academias de esporte de todas as modalidades e centros de ginástica;

- cursos do setor de educação não-regulada, assim entendidos aqueles que não dependem de regulação direta pelos órgãos estatais de educação, tais como idiomas, informática, formação complementar, aulas práticas de autoescola e artes em geral, inclusive cursos de dança, música e teatro.

- áreas comuns dos condomínios e hotéis, tais como quadras de esportes, piscinas, academias e salões de festas, com controle de acesso.

REGRAS

Nas atividades realizadas em parques públicos, clubes sociais, academias e áreas comuns de condomínio, estão autorizadas as práticas individualizadas.

Segundo o decreto, as atividades coletivas que não garantam o distanciamento de 1,5 metro entre os participantes não estão autorizadas, e as atividades religiosas e culturais em cinemas, teatros e salas de espetáculo são permitidas com público sentado e distanciamento de 1,5m."

A PRORROGAÇÃO

Segundo o governador João Doria (PSDB) a medida foi tomada por recomendação do Centro de Contingência devido a queda nos indicadores da doença.

"Obviamente com melhoras dos indicadores dos casos internações e óbitos será possível estender o horário de funcionamento dos serviços e comércios das 6h até as 20h da noite. Dando assim continuidade gradual e segura da abertura de economia para recuperar empregos e dar oportunidades dos brasileiros de ter trabalho, renda e dignidade", disse Doria.


O toque de recolher continua nas 645 cidades do estado, das 20h às 5h, assim como a recomendação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores do comércio, serviços e indústrias.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!