Operação Estiagem, da Defesa Civil, começa neste sábado em Campinas
Reprodução: ACidade ON
Operação Estiagem, da Defesa Civil, começa neste sábado em Campinas

A Operação Estiagem 2021 começa neste sábado (1º) em Campinas e vigora até 30 de setembro. Esta época do ano é marcada principalmente por queimadas em áreas de vegetação, baixa umidade relativa do ar, quedas bruscas de temperatura e baixa vazão dos mananciais. A coordenação da Operação é da Defesa Civil e o Comitê Gestor da Operação é constituído por várias secretarias e autarquias municipais.

A Operação Estiagem tem como foco principal a intensificação no monitoramento e no combate a incêndios. As queimadas, juntamente com a baixa umidade do ar, provocam problemas respiratórios nas pessoas, que acabam procurando os serviços de saúde para atendimento médico.

A expectativa do diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, é que a Operação Estiagem deste ano fique dentro da normalidade, talvez até com menos queimadas do que no ano passado.

"A partir de maio começa a época de estiagem e agosto geralmente é o mês mais crítico. Mas como não há previsão de eventos climáticos, como o El Niño, que possam intensificar o período de seca, esperamos que a Operação siga dentro da normalidade", disse.

Neste ano, as equipes usarão o Sistema de Informação em Saúde Silvestre (SISS-Geo) da Fundação Oswaldo Cruz, durante as vistorias preventivas. O aplicativo está sendo usado em Campinas como projeto piloto (leia mais aqui)

OS FOCOS DE INCÊNDIO

Em 2020, de maio a setembro, foram 268 focos de queimadas durante a Operação Estiagem no município e a Defesa Civil fez 579 vistorias preventivas de locais de risco de incêndio em vegetação.

Os números foram mais elevados do que em 2019, quando de maio a setembro foram registrados 192 focos de queimadas e realizadas 454 vistorias preventivas.

A LEI


Em Campinas, a lei 10.024 de 2020 proíbe provocar incêndios intencionais para preparar terreno ou limpeza de mato e lixo orgânico com multa de a partir de 19 mil reais para os infratores. As secretarias do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Públicos ficam responsáveis pela aplicação de penalidade para quem deliberadamente provocar um incêndio.

MONITORAMENTO

A Defesa Civil fará o monitoramento de focos de incêndio por meio de imagens de satélite do Sistema de Monitoramento de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais e também por meio de vistorias preventivas dos agentes em áreas de risco de queimadas.

Caso seja constatado um incêndio, a Defesa Civil, além de ir ao local, também acionará outros órgãos, como o Corpo de Bombeiros, para atuar no combate ao fogo.

ALERTAS DE UMIDADE

Durante a Operação Estiagem 2021, a Defesa Civil vai também emitir alertas sobre a umidade relativa do ar (URA), que está dividido em três níveis: estado de atenção (URA entre 20 e 30%), estado de alerta (URA entre 12 e 20%) e estado de Emergência (URA abaixo de 12%). O órgão ainda vai alertar sobre a baixa temperatura quando o termômetro marcar abaixo de 13ºC (treze graus Celsius).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!