Vigilância Sanitária de Campinas alerta sobre golpe por email
Reprodução: ACidade ON
Vigilância Sanitária de Campinas alerta sobre golpe por email

A Vigilância Sanitária de Campinas emitiu um alerta sobre emails que estão sendo enviados por golpistas solicitando que o destinatário acesse um link para fazer um agendamento de renovação obrigatória de vistoria sanitária em um prazo de 24 horas sob pena de interdição e "multas pesadas" para quem não fizer.

A correspondência eletrônica não é legítima. O remetente se identifica como a Anvisa, Coordenadoria de Vigilância Sanitária do Estado e Equipe Municipal de Controle da Covid-19. A Vigilância de Campinas esclarece que nenhum destes órgãos está enviando estes emails.

Um hospital e uma clínica médica acionaram a Visa de Campinas, para confirmar a veracidade do e-mail e denunciar o recebimento das correspondências.

COMO FOI

A desconfiança dos estabelecimentos se deu porque o contato do órgão municipal com clínicas médicas sobre assuntos específicos e licenças é feito por e-mails oficiais, procedimento já conhecido pelos administradores dos estabelecimentos de saúde.
Além disso, durante as inspeções, os agentes municipais vestem um jaleco ou um colete bege com o brasão da Prefeitura e estão identificados com crachá.

Ainda o texto que consta no conteúdo do email usa termos que não são normalmente empregados pela Vigilância, como, por exemplo, "vistoria", que, para a Vigilância, a palavra é inspeção. A expressão "multas pesadas" também não é utilizada em correspondências oficiais.

Denúncias sobre emails suspeitos podem ser feitas por meio do telefone 156.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!