Plano SP: nova reclassificação será na sexta
Reprodução: ACidade ON
Plano SP: nova reclassificação será na sexta


Os números da pandemia nesta semana na região de Campinas e em todo o Estado de São Paulo estão sendo decisivos para o governo paulista avaliar a prorrogação da chamada fase de transição que vale até o próximo domingo (9) -, ou um avanço, com a possível volta das classificações por cores (que determinam o grau de restrições e flexibilizações).

Nesta quarta-feira (5) o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), confirmou que uma nova reclassificação da quarentena será feita na sexta-feira (7) . Segundo Doria, os números serão analisados amanhã pelo Centro de Contingência estadual.

"Nesta sexta-feira nós apresentaremos a nova fase do Plano São Paulo que começa a valer na segunda-feira da próxima semana. Devo dizer, baseado nas informações do Centro de Contingência, que estamos otimistas em relação a evolução positiva do Plano SP, migrando possivelmente para uma fase menos restritiva", sinalizou. 

NÚMEROS

A perspectiva, com a fala otimista do governador, é que possa haver um avanço, com chances de retomada à fase laranja, menos rígida nas regiões do estado. No entanto, os aumentos em alguns indicadores do Estado estão causando atenção em técnicos ligados à área da saúde sobre a possibilidade de São Paulo já estar entrando em uma terceira onda de casos da doença.

Eles passaram de uma média diária de 12.573 novos casos para 12.887 na semana passada, um crescimento de 2,5% que ainda não era esperado. Já as internações, que estavam baixando de forma constante e chegaram a apresentar uma queda de 25%, estacionaram (hoje a queda é de apenas 0,2%), ou seja, a curva parou de cair. 

Hoje, todo o estado está na terceira semana de fase de transição - criada entre a fase vermelha e a fase laranja do Plano SP. Ela vale até o próximo domingo, e permite o funcionamento de setores como comércio e serviço no período das 6h às 20h, ainda mantendo o toque de recolher às 20h. 

Você viu?

NA REGIÃO

Mesmo com alguns índices em alerta, caso não haja mudanças nas regras, com os números atuais o DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas poderia avançar para a fase laranja devido a parte dos indicadores. 

No DRS de Campinas, a porcentagem é 73,3%, o que poderia significar o avanço para a fase laranja, sendo que nesta fase, há a permanência nas regiões com ocupações entre 70% e 80%. O dado é do Seade (Fundação Sistema Atual de Análise de Dados) do Estado de São Paulo. 

Também são analisados os indicadores de evolução da pandemia, como a incidência de novos casos, óbitos e internações. Nesta semana a variação semanal ficou em queda no número de casos (-9,5 %), mas com aumento no percentual de internações (1,5%) e mortes (3,2%). 


VEJA OS DEMAIS INDICADORES:

- Leitos UTI covid-19 por 100 mil habitantes: 26,1 (o nível crítico para regresso à fase vermelha seria abaixo de 3 leitos por 100 mil)
- 401,4 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias (a fase laranja inclui índices acima de 360 novos casos)
- 58,9 novas internações por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias (a fase laranja inclui índices acima de 60 novas internações)
- 16,7 óbitos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias ( a fase laranja incluí índices acima de 8 óbitos por 100 mil habitantes)

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!