É fake que vacina contra covid-19 diminui a imunidade
Reprodução: ACidade ON
É fake que vacina contra covid-19 diminui a imunidade

É falsa a informação de que, ao tomar vacina contra o coronavírus, as pessoas ficam com a imunidade mais baixa. O caso foi esclarecido pelo Instituto Butantan, responsável pela distribuição da Coronavac no país e pela produção da vacina brasileira Butanvac. 

Segundo o Instituto, uma fake news que circula na internet diz que o imunizante contra a covid-19 afeta o sistema imunológico e deixa o indivíduo propenso a contrair a doença. 

No entanto, o Butantan, bem como as demais desenvolvedoras dos imunizantes, garantem que as vacinas têm taxas de eficácia diferentes, mas todas protegem contra a covid-19, criando anticorpos contra o novo coronavírus.  

"Além disso, não prejudicam o sistema imunológico no combate a essa e outras doenças", acrescentou o Instituto.  

REAÇÕES

De acordo com a bióloga com doutorado em genética humana Luciana Maria de Hollanda, toda e qualquer vacina pode causar algum tipo de reação principalmente em resposta aos componentes da injeção.  

"As reações mais comuns são vermelhidão e inchaço no local, pode também desencadear tontura e febre. Em casos raros, alguns imunizantes desencadeiam efeitos colaterais graves. Porém, o risco disso ocorrer é menor do que contrair a doença", disse.  

A infectologista Priscila de Marco da Silveira Frazão acrescenta que tais reações são normais, geralmente suaves e diminuem 72 horas depois de tomar a vacina. Esses efeitos inclusive mostram que a vacina é eficaz, viso que estimula o sistema imunológico. "As reações são leves melhoram rapidamente".  

Aprovadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância em Saúde), no Brasil, as vacinas Coronavac e AstraZeneca, são seguras e promovem imunização contra o vírus.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!