Moradores reclamam de árvore lotada de morcegos em Campinas
Reprodução: ACidade ON
Moradores reclamam de árvore lotada de morcegos em Campinas

Uma árvore lotada de morcegos tem assustado moradores da Vila Santa Odila, em Campinas. A árvore fica na Rua Padre Francisco Lana, e acumula 12 pedidos abertos pelos moradores na Administração Municipal. 

Segundo uma moradora, os pedidos para a limpeza do local foram feitos na Prefeitura ao longo desse e do último ano. Além do risco de transmissão de doenças como a raiva, os moradores reclamam da sujeira causada na rua e na calçada. Segundo eles, os galhos das árvores também já destruíram uma cerca elétrica. 

No mês passado, a Prefeitura de Campinas emitiu uma nota de orientação à população após a unidade de Vigilância em Zoonoses, órgão ligado ao Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), recolher dois morcegos que tiveram resultado positivo para raiva . Ao todo, segundo a Saúde, foram sete morcegos que testaram positivo para a doença neste ano. 

O QUE DIZ A PREFEITURA 

Você viu?

Em nota, a Administração afirmou que a secretaria de Serviços Públicos enviará uma equipe na segunda-feira (10) para fazer uma avaliação no local. A UVZ (Unidade de Vigilância em Zoonoses) informou que a maioria dos morcegos observados em árvores está saudável, e não transmite doença, e que arvores como o "chapéu de praia" costumam atrair morcegos, que se alimentam dos "coquinhos".  

"Alguns animais, no entanto, podem se infectar com o vírus. Quando esses animais estão caídos (vivos ou mortos), ou circulando em local com incidência direta de luz, podem estar contaminados. Nesses casos, a orientação é acionar imediatamente a UVZ, para fazer a remoção do animal", diz a nota. 

A solicitação pode ser feita, inclusive nos fins de semana. De segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, o contato é pelos telefones 3245-1219; nos fins de semana o serviço pode ser acionado pelo 199. É importante que as pessoas nunca toquem em morcegos e mantenham os gatos e os cães com a vacina da raiva em dia, inclusive os que são domiciliados e não têm acesso à rua, pois os morcegos voam e podem entrar nas residências.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!