Tem comorbidade? saiba como comprovar para tomar a vacina contra a covid-19
Reprodução: ACidade ON
Tem comorbidade? saiba como comprovar para tomar a vacina contra a covid-19


Pessoas com síndrome de Down, pacientes transplantados e pacientes renais em diálise já começaram a receber a vacina contra a covid-19. Além desse grupo, o governo de São Paulo anunciou na semana passada a ampliação da vacinação, a partir de amanhã (11), para grávidas e puérperas com mais de 18 anos, e pessoas entre 55 e 59 anos com comorbidades ou deficiência permanente. 

Com esta nova etapa da campanha estadual de imunização contra a doença, muitos internautas estão em dúvida para saber quais as comorbidades estão incluídas e como faz para comprovar que faz parte desse grupo.

Para te ajudar o ACidade ON Campinas lista abaixo os critérios de comorbidade definido pelo Ministério da Saúde e como fazer a comprovação. Confira:   

COMO COMPROVAR

- Para receber as doses, qualquer pessoa com comorbidades e que integre os grupos anunciados deve apresentar comprovante da condição de risco: por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica.

- Os cadastros previamente existentes em Unidades Básicas de Saúde (UBS) também podem ser utilizados.

- A orientação vale tanto para as pessoas na faixa etária de 55 a 59 anos quanto para as pessoas com Down, em hemodiálise e transplantados. Para este último grupo, é também recomendável a apresentação de receita médica do medicamento imunossupressor em utilização pelo paciente.

- As grávidas em qualquer período gestacional deverão também apresentar comprovante de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico.

- As puérperas, ou seja, as mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, podem utilizar a declaração de nascimento da criança.

- Já as pessoas com deficiência permanente precisam apresentar o comprovante do recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Critério de comorbidade definido pelo Ministério da Saúde: 

- Insuficiência cardíaca
- Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
- Cardiopatia hipertensiva
- Síndrome coronariana
- Valvopatias
- Miocardiopatias e pericardopatias
- Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênitas no adulto
- Próteses valvares e dispositivos cardíaco implantados
- Diabetes mellitus
- Pneumopatias crônicas graves
- Hipertensão arterial resistente
- Hipertensão artéria estágio 3
- Hipertensão artéria estágio 1 e 2 com lesão e órgão alvo
- Doença cerebrovascular
- Doença renal crônica
- Imunossuprimidos
- Anemia falciforme
- Obesidade mórbida
- Cirrose hepática
- HIV

Em Campinas, vale lembrar, o agendamento para a vacinação é obrigatório. Sobre o cronograma, a Prefeitura confirmou que ele começa nesta semana, mas não soube dizer a data. A abertura do agendamento depende da chegada de vacinas contra o coronavírus.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!