Campinas retoma programa de castração e microchipagem de gatos
Reprodução: ACidade ON
Campinas retoma programa de castração e microchipagem de gatos

O programa de castração do DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal) da Prefeitura de Campinas será retomado nesta semana, após ficar suspenso desde o dia 17 de março devido ao acirramento da pandemia de Covid-19.

De acordo com a Administração, o atendimento está voltado exclusivamente para animais sob responsabilidade de protetores e ONGs de proteção animal cadastrados no banco de dados do DPBEA.

Ele ocorrerá nas dependências do órgão, na Vila Boa Vista. Com uma média de 100 animais atendidos por dia, a expectativa é de castrar e microchipar mais de 500 gatos até a próxima sexta-feira (14).

APENAS GATOS

Para evitar aglomerações, o programa atende apenas gatos, que são entregues e retirados dentro de caixas, com hora marcada. "Não podemos trabalhar com a castração de cães porque a presença dos responsáveis é necessária até o momento de aplicação da anestesia, o que compromete as medidas de segurança contra o coronavírus", explica o diretor do DPBEA, Vagner dos Santos Bellini.

De acordo com o diretor, no próximo mês, em data a ser definida, haverá mais uma edição do programa de castração e microchipagem de gatos. O próprio órgão fará o contato com as entidades que serão atendidas.

CASTRAMÓVEL

Antes da pandemia, a castração e a microchipagem de cães e gatos eram feitas no Castramóvel, ônibus adaptado que percorria os bairros da cidade para castrar animais domésticos.


De 2015 até a suspensão do serviço por causa da pandemia de coronavírus, em março do ano passado, o programa atingiu a marca de 35 mil castrações e mais de 40 mil microchipagens de cães e gatos.

O serviço é prestado de forma gratuita, incluindo o fornecimento de fármacos. Com elevados padrões de segurança e higiene, o serviço tem a vantagem de oferecer um restabelecimento pós-cirúrgico rápido e descomplicado, uma vez que as incisões feitas são mínimas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!