Campinas terá projeto piloto de testagem com antígeno contra a covid-19
Reprodução: ACidade ON
Campinas terá projeto piloto de testagem com antígeno contra a covid-19

O Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) de Campinas anunciou nesta quarta-feira (19) que fará um projeto piloto de testagem com antígeno Contra a covid-19 na região Sudoeste, que engloba a região do distrito do Ouro Verde, a partir da próxima semana.

O anúncio foi feito em live oficial da Prefeitura da cidade após a confirmação do uso do teste antígeno em junho no estado de São Paulo pelo governador João Doria (PSDB) hoje (leia mais abaixo).

Segundo a diretora do Devisa, Andrea von Zuben, atualmente o teste usado é o do PCR e o teste rápido que mede anticorpos criados pela covid-19.

"Neste momento, o Estado anunciou o teste rápido que dá para detectar se a pessoa está com o vírus (ativo). Campinas recebe resultados em, no máximo 48 horas, e agora a região Sudoeste vai entrar a partir da semana neste projeto piloto para fazer a testagem rápida por antígeno, com recursos nossos", afirmou.

Andrea afirmou que este recurso é proveniente de um consórcio em processo pela Administração. "Achamos que é muito bem-vindo esse teste de antígeno do governo estadual. Vai dar outra forma de lidar com as pessoas positivas e seus contatos. É importante e que bom que foi tomada esta decisão", disse. 

CONTACTANTES

Andrea explicou que são considerados contatos próximos aqueles que ficaram a menos de 1,5 metro dos pacientes confirmados com o coronavírus e sem máscara de proteção.

"A ideia é fazer um projeto piloto com o teste de antígeno com todas as pessoas que positivarem na região Sudoeste. E vamos perguntar quem são os contatos próximos dessa pessoa confirmadas com a covid. Os residenciais muitas vezes acontece isso. E testaremos todos os contatos para mantê-los em isolamento", disse.

A região Sudoeste foi escolhida porque já foi feito um projeto piloto antes, com oxímetro, para verificar a hipóxia silenciosa - quando ocorre uma diminuição da saturação de oxigênio no sangue sem que o paciente apresente o desconforto. Esse projeto do oxímetro foi feito em julho do ano passado em Campinas através de uma parceria o Instituto Estáter e a Sociedade Brasileira de Infectologia.


NO ESTADO

No Estado, o governador Doria anunciou hoje que pretende usar o teste de antígeno da covid-19 em junho . Ele é considerado um teste rápido e é indicado para pessoas com sintomas e suspeita da doença, preferencialmente antes do sétimo dia de sintomas. A ideia é distribuir testes para prefeituras com metas de testagem, além de cada município realizar uma investigação de contactantes.

Além disso, também haverá uma abordagem municipal permitida a partir de junho, quando as cidades deverão analisar e decidir medidas mais restritivas de acordo com a situação epidemiológica de cada local.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!