Defesa emite alerta de estado de atenção após Campinas registrar baixa umidade do ar
Reprodução: ACidade ON
Defesa emite alerta de estado de atenção após Campinas registrar baixa umidade do ar

A Defesa Civil informou que Campinas entrou em estado de atenção por causa da baixa umidade relativa do ar, que atingiu o índice de 28,9 na tarde quarta-feira (19). Os dados são da Estação Ciiagro/ IAC Campinas Região Norte. 

O estado de atenção é declarado quando a umidade relativa do ar está entre 20% e 30%. O alerta serve para que a população seja avisada e para tomada de medidas por diversos órgãos públicos, como suspensão de aulas de Educação Física nas escolas, por exemplo, e vistorias preventivas para queimadas.  

Você viu?

MAIS CUIDADOS 

A baixa umidade do ar causa danos para a saúde, aumentando o risco e o agravamento de problemas respiratórios e podendo provocar desidratação e sobrecarga no organismo de pessoas com doenças cardíacas. Também prejudica o meio ambiente, com mais ocorrências de incêndios em áreas de vegetação. 

Entre as várias recomendações para esse período, a principal é aumentar a hidratação corporal, ingerindo mais água. É preciso ter atenção especial para crianças e idosos. A desidratação pode levar à confusão mental, entre outras situações de risco. 

A população deve evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h e sempre procurar locais sombreados. Outra alternativa é umidificar o ambiente com uso de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, irrigação de jardins etc. Sempre que possível, deve-se permanecer em locais protegidos do sol e arborizados.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!