Estado atrasou enviou das vacinas para a região de Campinas.
Divulgação/Prefeitura de Campinas
Estado atrasou enviou das vacinas para a região de Campinas.

A Secretaria Estadual de Saúde afirmou nesta quinta-feira (20) que encaminhou doses da vacina contra a Covid-19 para o início da vacinação de motoristas e cobradores do transporte público coletivo urbano na região de Campinas. 

A nota, encaminhada pelo governo estadual, vem após cobrança das prefeituras e atraso no cronograma paulista, que previa o início da vacinação desse público na última terça-feira (18).

Logo no dia previsto, a Prefeitura de Campinas afirmou que cobrou o governo do Estado pelo atraso . Na cidade, é estimado imunizar 2.009 pessoas neste grupo, que inclui motoristas, operadores de ônibus, agentes de mobilidade urbana e permissionários de transporte alternativo.

REGIÃO

Segundo a Saúde estadual, para as regiões de Campinas, Piracicaba e São João da Boa Vista já foram enviadas desde ontem (19) 6,3 mil doses para a imunização deste grupo prioritário, e os imunizantes devem chegar até hoje nos DRS (Departamentos Regionais de Saúde), para que as doses comecem a ser distribuídas para cada cidade.

Até o início da tarde de hoje, no entanto, a Prefeitura afirmou que as doses ainda não chegaram à cidade. 

CRONOGRAMA ESTADUAL

Na sexta-feira, dia 28, o governo estadual prevê a ampliação da vacinação para pessoas com comorbidades (doenças prévias) na faixa etária entre 40 e 44 anos. Ontem (19), Campinas abriu o agendamento para vacinar maiores de 45 anos com doenças prévias. 

O Estado prevê concluir ainda em junho a vacinação de todas as pessoas com comorbidades entre 18 e 39 anos de idade, mas ainda não foram divulgadas datas sobre as demais faixas etárias. 

Você viu?

Ontem, o governo paulista anunciou ainda uma projeção de vacinação contra a covid-19 de pessoas entre 55 e 59 anos e a conclusão da vacinação de todos os professores de São Paulo em julho. 

De acordo com o cronograma divulgado, de 1º a 20 de julho, o governo do Estado pretende vacinar pessoas de 55 a 59 anos, e de 21 a 31 de julho, imunizar os profissionais da educação de 18 a 46 anos 

QUEM PODE SE VACINAR ATUALMENTE EM CAMPINAS

- Pessoas com 60 anos ou mais
- Pessoas com comorbidades (doenças prévias), com 45 anos ou mais
- Pessoas com deficiência permanente grave que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) com 18 anos ou mais
- Trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais
- Estudantes da área da saúde que fazem estágio em uma instituição de saúde, com 18 anos ou mais
- Pessoas com síndrome de Down com 18 anos ou mais
- Pacientes em terapia renal substitutiva e pacientes transplantados: coração pulmão, rim, fígado ou pâncreas, com 18 anos ou mais
- Gestantes e puérperas (quem teve filho nos últimos 45 dias) trabalhadoras da área da saúde
- Gestantes e puérperas com comorbidades e com 18 anos ou mais.
- Profissionais de educação com 47 anos ou mais 

Vale lembrar que entre os trabalhadores da "área da Saúde" estão incluídas todas as profissões que trabalham em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas de saúde humana, ambulatórios de saúde humana, laboratórios de análises, entre outros. 

As farmácias também estão contempladas como serviço de saúde. Exemplo de trabalhadores da saúde: recepcionistas de serviços de saúde, trabalhadores da limpeza e lavanderias de serviços de saúde, balconistas de farmácias e inclui drogarias, cozinheiros de serviços de saúde, etc. 


COMO FAZER

Para evitar aglomeração, as pessoas que forem receber a vacina precisam agendar o dia e o horário. O agendamento é aberto depois que as doses chegarem e forem disponibilizadas para cada grupo. 

Em Campinas, o agendamento atualmente é feito por meio do portal de vacinação vacina.campinas.sp.gov.br, pelo telefone 160 ou pelo centro de saúde de referência. Vale lembrar que o agendamento só é possível para os grupos com início já listados acima.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!