Região de Campinas fechou quase 24 empresas por dia em 2021
Reprodução: ACidade ON
Região de Campinas fechou quase 24 empresas por dia em 2021

Dados da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) mostraram que a RMC (Região Metropolitana de Campinas) registrou a média de 23,8 empresas fechando por dia no primeiro trimestre deste ano - o pior período da pandemia no Brasil.

De acordo com os dados, nos primeiros 90 dias deste ano, a região registrou o fechamento de 2.145 empresas. Quando comparado com o mesmo período do ano passado, quando 1.776 fecharam as portas, o crescimento foi de 20%.

Somente em Campinas, segundo a Jucesp, foram fechadas 975 empresas no primeiro trimestre de ano - uma média de dez empresas fechadas por dia na cidade.

Quando comparado os dados do mesmo período do ano passado, quando 731 empresas fecharam as portas, o crescimento foi de 33%.

O professor da PUC e da Mackenzie em processo civil, Felipe Granito, da GBA Advogados, avalia que o caminho para o não fechamento de empresas seja a busca para uma renegociação de dívidas.

"As empresas começam a dever muito e precisam buscar caminhos. No nosso trabalho, por exemplo, garantimos, através de uma estratégia de reestruturação empresarial, que estas dívidas sejam estancadas por até 24 meses e até mesmo um grande desconto na dívida final", afirmou.

ABERTURA

O número de empresas abertas, por outro lado, aumentaram em Campinas. Os dados obtidos com a Jucesp mostram que em 2020 foram abertos 1.644 estabelecimentos e neste ano houve um salto para 2.047 - um crescimento de 24%.

"Aqui começam as aventuras empresariais. São muitas demissões e muitas interrupções de contrato de trabalho. São muitas empresas abertas. Com isso, a pessoa tem que buscar o próprio caminho", afirmou o advogado.

Na RMC o crescimento percentual foi de 20,8%. Nos primeiros 90 dias de 2020 foram abertas 3.694 empresas, enquanto neste ano foram 4.464.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!