Saúde convoca grupos prioritários para vacinação contra a gripe em Campinas
Reprodução: ACidade ON
Saúde convoca grupos prioritários para vacinação contra a gripe em Campinas

A Secretaria de Saúde de Campinas convocou nesta segunda-feira (24) grupos prioritários para a imunização contra a gripe. Até o momento, 107.376 pessoas foram imunizadas no município, desde o início da campanha de vacinação, em 12 de abril. A vacina é em dose única e protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.

A secretaria alertou para a necessidade de os grupos prioritários (veja abaixo) procurarem os postos de vacinação para prevenção de quadros respiratórios graves que podem evoluir a óbito. A imunização também colabora no diagnóstico diferenciado da covid-19 e tem reflexo na redução da sobrecarga no sistema de saúde, já impactado pela pandemia do novo coronavírus.

BALANÇO

Até a última sexta-feira (20) 1.916 puérperas tinham sido vacinadas, o que corresponde a 59,3% de cobertura vacinal, além de 38.245 crianças com idade a partir de 6 meses até cinco anos completos. Nesse grupo, a cobertura vacinal está em 48%.

Entre as gestantes, a cobertura vacinal está em 47,1%, com 5.147 imunizadas, e entre trabalhadores da saúde, a cobertura é de 42,6%, com 5.147 vacinados. O levantamento mostra que 38.407 idosos com 60 anos ou mais receberam a vacina (cobertura de 18,7%) e 2.149 professores (16,1% do público-alvo).

COVID

A Secretaria de Saúde alerta que as pessoas devem priorizar a imunização contra a covid-19, aguardar 14 dias, para só depois se vacinar contra a gripe.

Atualmente na segunda fase, alcançando idosos com 60 anos ou mais e professores, a campanha de vacinação contra a gripe continua aberta ao público-alvo da primeira etapa que ainda não foi imunizado: trabalhadores da Saúde, indígenas, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e crianças com idade a partir de 6 meses até cinco anos completos.

TERCEIRA ETAPA

A terceira etapa terá início em 9 de junho e vai até 9 de julho alcançando pessoas com comorbidades (doenças prévias) e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.


O POSTO DE VACINAÇÃO

Para encontrar o posto de vacinação mais próximo de casa, as pessoas devem acessar o endereço https://zoneamento.campinas.sp.gov.br/saude.php?nome_campanha=Campanha%20Influenza%202021 e informar a localização da residência.

Aparecerá uma janela na tela, com informações dos centros mais próximos, horários de vacinação e se possuem ou não vacina. Não é necessário fazer agendamento.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!