Umidade do ar cai a 23,5% e Campinas está em estado de atenção
Reprodução: ACidade ON
Umidade do ar cai a 23,5% e Campinas está em estado de atenção

Campinas entrou em estado de atenção no início da tarde desta segunda-feira (24) após a umidade relativa do ar ter atingido índice abaixo de 30%. Segundo dados registrados pela Estação Ciiagro/IAC Campinas Região Norte, às 14h20 a umidade caiu a 23,5%; às 12h40 estava em 29,5%, quando foi emitido boletim inicial.

O Estado de atenção ocorre quando a umidade relativa do ar está reduzida, com índice entre 20% e 30% e o alerta é emitido pela Defesa Civil.

Entre as várias recomendações para fases de queda da umidade do ar, a principal é aumentar a hidratação corporal, com atenção especial a crianças e idosos. Também é preciso observar outras recomendações do Estado de Atenção e ampliar os cuidados, com estas medidas:

- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;

- Umidificar o ambiente com uso de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água; molhar jardins etc;

- Sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol, em áreas arborizadas;

- Consumir água à vontade.


OPERAÇÃO ESTIAGEM

Desde o início de maio, a Defesa Civil de Campinas realiza a Operação Estiagem, para monitorar e prevenir danos causados pela estação mais seca do ano.

Quando o setor de monitoramento da Defesa Civil do município emite o comunicado de Estado de Atenção, por exemplo, há a suspensão de aulas de Educação Física nas escolas e são ampliadas as vistorias preventivas para queimadas. Com o Estado de Alerta, as ações são intensificadas.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!