O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), fará uma live nesta terça-feira (1º), às 15h, para informar os detalhes sobre o Dia D da vacinação contra a covid-19 - previsto para a sexta-feira (4)
- e também atualizar os dados da pandemia de coronavírus. A live será transmitida pelo ACidade ON.
Além de Dário, participam: o secretário de Saúde, Lair Zambon; o presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni; a diretora do Devisa, Andrea von Zuben, e o secretário de Justica, Peter Panutto.
Em Campinas, a situação epidemiológica de covid-19 tem se agravado novamente,
após março ser considerado o mês mais letal da pandemia.
Ontem, a cidade atingiu, após 38 dias, o maior número de internados em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para pacientes com covid-19 nas redes pública e particular
(leia mais aqui).
Além disso, ontem foram confirmadas mais 17 mortes de covid e 169 novos casos da doença. Com isso, a cidade perdeu, até o dia 31 de março, 3.330 vidas para o coronavírus e 101.536 moradores já foram infectados.
MAIS FISCALIZAÇÃO
Por conta do cenário de lotação dos hospitais de Campinas e também para tentar diminuir a transmissão da covid-19,
a Prefeitura de Campinas divulgou ontem que vai ampliar a fiscalização noturna no feriado prolongado de Corpus Christi para verificar o cumprimento de medidas sanitárias no município.
O objetivo principal é impedir festas ilegais durante a pandemia. A ação começará na quarta-feira (2) à noite, durante o Toque de Recolher (das 21h às 5h), e será voltada para regiões com concentração de bares, como o Cambuí. Festas em condomínios também serão fiscalizadas.
Atualmente, festas clandestinas no município podem sofrer diversas sanções durante as fases mais restritivas da pandemia de covid-19,
entre elas multa de até 18,9 mil para os envolvidos.
Até o dia 14 de junho, a região de Campinas está na fase de transição do Plano SP.
Essa fase foi prorrogada na última semana pela gestão Doria, como uma medida de cautela devido a tendência de crescimento dos dados de covid no estado.
O horário de funcionamento atual de comércios e serviços é das 6h às 21h e a capacidade de ocupação dos estabelecimentos comerciais de 40%.