Catedral vai celebrar Corpus Christi com público reduzido e sem tapetes.
Carlos Bassan / Pref. de Campinaas
Catedral vai celebrar Corpus Christi com público reduzido e sem tapetes.

Diferente do ano passado, quando a maioria das datas oficiais da Igreja Católica foram celebradas no formato on-line, esse ano a missa de Corpus Christi, comemorado nesta quinta-feira (3), será aberta aos fiéis em Campinas. 

Na Catedral Metropolitana de Campinas, no Centro, os fiéis que desejarem acompanhar as cerimônias presencialmente deverão fazer um agendamento junto a secretaria da igreja, pelos telefones (19) 3231-2085 ou (19) 3236-5574. Vale lembrar que o uso de máscara e o cumprimento dos demais protocolos de segurança são obrigatórios.

No entanto, pelo segundo ano consecutivo, não haverá a produção dos tradicionais tapetes de serragem e sal coloridos que são montados em frente à Catedral com cenas bíblicas e objetos devocionais. 

"Não haverá tapetes porque não teremos procissão para não gerar aglomeração. O que pode acontecer em algumas paróquias é um desenho dentro da igreja mesmo, apenas para lembrar a tradição. Mas não haverá os tapetes, porque a confecção em si já ocasiona aglomeração, e a gente preza pela saúde da comunidade", explica o padre diocesano Antônio Rodrigues Alves. 

Na página oficial do Facebook da Catedral, foram disponibilizados os horários das missas presenciais, que também serão transmitidas ao vivo aos fiéis que desejarem acompanhar de casa. As cerimônias serão celebradas por Dom João Inácio Muller às 7h30, 9h30, 11h30 e 17h. 

Você viu?

OUTRAS PARÓQUIAS 

De acordo com o padre Antônio, a opção de agendamento também está sendo adotada por outras paróquias de Campinas. "Algumas igrejas estão pedindo agendamento, outras não, mas todas estão tendo um controle, para que não exceda a capacidade máxima de 30%. Então, ou as missões nas paróquias ocorrerão por agendamento, onde o fiel tem que ligar na secretaria, marcar um horário ou retirar um convite, ou a igreja fecha as portas quando atinge a capacidade". 

CORPUS CHRISTI 

A comemoração acontece exatamente 60 dias após a Páscoa. Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século XIII. Aqui no Brasil a data é celebrada com um feriado, sempre em uma quinta-feira. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia. 


Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa "corpo de Cristo". Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: uma homenagem à eucaristia. Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo. 

A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo (conforme a simbologia citada) de consumir o pão e o vinho em sua memória. Ainda dentro da teologia católica, acredita-se que na eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação, no qual os elementos (hóstia e vinho), após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Cristo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!