Presídios da região inscrevem 721 presos na Olimpíada de Matemática
Reprodução: ACidade ON
Presídios da região inscrevem 721 presos na Olimpíada de Matemática

Os presídios da região de Campinas inscreveram 721 custodiados na 16ª Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). A maior competição científica do país passou por mudanças em razão da pandemia de Covid-19 e a edição, que seria realizada em 2020, foi transferida para este ano.

As avaliações poderão ser feitas de 30 de junho a 3 de agosto e serão aplicadas em salas de aulas instaladas nos presídios, respeitando todos os protocolos de prevenção do novo coronavírus.

Em toda a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) foram inscritos 13.698 reeducandos. Os exames são divididos por grau de escolaridade: Nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). A primeira fase é composta por uma prova de múltipla-escolha de 20 questões.

VEJA OS INSCRITOS DA REGIÃO DE CAMPINAS

C.R. Mas. de Sumaré - 74 custodiados

C.P.P. de Hortolândia - 161 custodiados

C.P.P. de Campinas - 240 custodiados

Pent. II de Hortolândia - 94 custodiados

Pent. III de Hortolândia -127 custodiados

Pent. Fem. de Campinas - 25 custodiados


No dia 9 de setembro, a organização divulgará os classificados para a segunda fase, prevista para ocorrer no dia 6 de novembro, cuja avaliação será discursiva, com seis questões.

PREPARAR

Com o objetivo de preparar as pessoas privadas de liberdade para o retorno à vida em sociedade, a SAP e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo vêm estimulando, cada vez mais, os reeducandos a participarem da Olimpíada de Matemática.

Realizada pelo IMPA (Instituto Nacional de Matéria Pura e Aplicada), a Obmep é uma realidade no sistema prisional paulista desde 2012, quando passou a ser aplicada nas unidades penais do estado.



Presos que não possuem formação escolar podem concluir os estudos enquanto cumprem pena, por meio de escolas vinculadoras instaladas dentro dos presídios, que oferecem formação dos ensinos Fundamental e Médio. Os reclusos também participam de cursos de línguas, profissionalizantes e do Ensino Superior.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!