MPT e Unicamp lançam app de acompanhamento e prevenção de Covid-19 em instituições educacionais.
Reprodução
MPT e Unicamp lançam app de acompanhamento e prevenção de Covid-19 em instituições educacionais.

O MPT (Ministério Público do Trabalho) e a Unicamp, de Campinas, lançaram um aplicativo para prevenir e monitorar em tempo real os casos de Covid-19 em comunidades escolares. O EducaSaúde está previsto para ser implementado no campus de Barão Geraldo a partir de julho, e a tecnologia poderá ser cedida gratuitamente a estados e municípios para uso na rede de ensino. 

Segundo os realizadores, esta é a primeira plataforma que disponibiliza em tempo real, de forma integrada com os órgãos de monitoramento, informações precisas que possibilitam não só o acompanhamento, como também a prevenção da transmissão da doença. 

"A tecnologia do aplicativo será cedida gratuitamente aos interessados. A ideia é que o app se torne um legado da pandemia, tendo por objetivo proteger a vida e a saúde dos trabalhadores da educação e dos estudantes, também para outras situações de controle de doenças em escolas", afirma a idealizadora da ferramenta, Clarissa Ribeiro Schinestsck. 

Em Campinas, a Prefeitura Municipal negocia um acordo com o MPT para implementar a plataforma. 

COMO VAI FUNCIONAR? 

O EducaSaúde possibilitará ações de vigilância participativa em unidades públicas de ensino, através do monitoramento de informações fornecidas por estudantes, pais, docentes, funcionários e gestores acerca do estado de saúde de todos que trabalham ou estudam nos locais monitorados pelo app, possibilitando a identificação de casos suspeitos ou confirmados de covid-19. 

Você viu?

Uma vez que o formulário for preenchido, a Vigilâncias em Saúde das áreas de abrangência de cada local poderão gerar relatórios diários de monitoramento e direcionar as demandas para as unidades de saúde mais próximas. 

A plataforma é constituída por três módulos, sendo que o primeiro consiste em um WebApp destinado aos usuários da comunidade escolar ou universitária (alunos, professores e funcionários). Este módulo contém um questionário de sintomas a ser preenchido pelo usuário, após a sua autenticação (inserção e confirmação das suas credenciais). 

RECOMENDAÇÃO 

Em caso ao menos um sintoma positivo, é emitida uma recomendação para que o usuário não se dirija à sua escola ou Universidade, aguarde o contato da vigilância em saúde e, opcionalmente, entre em contato com a unidade de saúde mais próxima da sua residência em caso de dúvidas. 

Paralelamente, a Vigilância Epidemiológica é notificada da ocorrência, por meio do segundo módulo interativo (backoffice), com os dados e sintomas daquele usuário. Caso nenhum sintoma seja assinalado pelo usuário, nenhuma ação é disparada, sendo apenas emitida uma recomendação de que o usuário siga fazendo acesso diário ao EducaSaúde.



O módulo backoffice consiste em uma aplicação web administrativa, responsável pela visualização e acompanhamento em tempo real das notificações enviadas pelos usuários das escolas (via WebApp). 

Por fim, o módulo de retaguarda é responsável pelo armazenamento e processamento de informações, além da comunicação com sistemas da prefeitura para acesso aos dados dos usuários.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!