Bosque de Campinas realiza curso de resgate de fauna silvestre
Reprodução: ACidade ON
Bosque de Campinas realiza curso de resgate de fauna silvestre

O zoológico do Bosque dos Jequitibás e a Polícia Ambiental promovem uma capacitação em manejo e resgate de fauna silvestre em Campinas. O treinamento será realizado nesta quarta-feira (9), no Centro de Educação Ambiental do Bosque, entre 8h e 16h e faz parte da programação da Semeia 2021 - Semana do Meio Ambiente.

Como instrutores estarão o veterinário do zoológico do Bosque, Douglas Presotto, o tenente da Polícia Ambiental, Matheus Zanchetta e os veterinários convidados Diogo Siqueira e Breno Jancowski.

Participam cerca de quarenta pessoas, sendo 30 policiais ambientais, quatro agentes do Corpo de Bombeiros e cinco guardas municipais. O objetivo é treinar os agentes para situações nas quais animais silvestres são encontrados soltos ou perdidos em ambientes urbanos.  

Normalmente, esses bichos são recolhidos pela polícia ambiental e levados ao zoológico do Bosque para que possam ser reabilitados e devolvidos ao seu habitat natural.

"O foco é no resgate, manejo - incluindo animais feridos, acidentados, entre outros - e a destinação deles, que inclui o transporte", explica Douglas Presotto.


Em Campinas, o zoo do Bosque é referência neste tipo de atendimento. Recentemente, a polícia ambiental resgatou um filhote de onça parda e encaminhou o animal para o zoo do Bosque, onde foi tratado e, posteriormente, encaminhado para o Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS) da Prefeitura de São Paulo.

Os temas abordados durante a capacitação serão sobre a atuação da Polícia Ambiental, atuação do zoo do Bosque, manejo e resgate de animais silvestres em áreas urbanas, rurais e rodovias e um treinamento prático em manejo e contenção de fauna silvestre.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!