A Prefeitura de Valinhos anunciou, na tarde desta sexta-feira (11), que irá adotar novas medidas restritivas, além das definidas na Fase de Transição do Plano São Paulo, sobretudo para combater festas clandestinas e aglomerações.
O motivo é por conta do em novas internações de pacientes com suspeitas e confirmações covid-19. As internações na UTI tiveram aumento de 17,96% e nas enfermarias cresceu 42,36%.
Além disso, a cidade está com 100% de ocupação nos leitos de UTIs nos dois hospitais da cidade, sendo 100% também em leitos de Enfermaria SUS.
As novas medidas serão publicadas em Diário Oficial nesta sexta e começam a valer a partir de hoje.
Permanecem as multas de R$ 186,58 pelo descumprimento do uso de máscaras ou do Toque de Recolher, exceto os que estão em deslocamento para atividades profissionais, e de R$ 4.664,50 aos responsáveis pela realização de eventos que gerem aglomerações e aos comerciantes que realizem venda de bebidas alcoólicas após às 20hs.
COMO SERÁ
Entre as medidas, estão redução da capacidade de atendimento presencial de 40% para 25%, proibição de venda de bebidas alcoólicas em todos os estabelecimentos, inclusive supermercados, restaurantes e lojas de conveniência, a partir das 20hs.
Também vai haver força-tarefa da Guarda Municipal, Vigilância Epidemiológica e departamento de Trânsito para impedir funcionamento de bares (que na Fase de Transição só estão permitidos aqueles que tem alvará para operar como restaurantes, com público sentado), barreiras sanitárias e ações de combate a festas clandestinas.
Nesta sexta, uma equipe com 15 viaturas da Guarda Municipal, junto com a Vigilância Epidemiológica e profissionais da Saúde, começam a intensificar as fiscalizações, sobretudo em estabelecimentos que não tem cumprido os protocolos estabelecidos no Plano São Paulo, além de bares e restaurantes que estejam funcionando de forma irregular.
Uma nova reunião está prevista na terça-feira para avaliar as ações implantadas e, se necessário, estudar novas medidas para a cidade. Também está previsto, para terça, uma reunião entre os prefeitos da Região de Campinas para detalhar possíveis medidas regionais a serem adotadas pelas cidades.
VEJA AS MEDIDAS RESTRITIVAS EM VALINHOS
- Shoppings e lojas de rua: atendimento das 6h às 21h, com público limitado a 25% da capacidade total e proibição de venda de bebidas alcoólicas a partir das 20h.
- Cultos, missas e outras atividades religiosas coletivas: com distanciamento e controle de acesso.
- Restaurantes e lanchonetes: das 6h às 21h, com 25% da capacidade total e proibição de venda de bebidas alcoólicas a partir das 20h. (somente atendimento em mesas, com protocolos de distanciamento; proibido atendimento em balcões).
- Salões de beleza e cabeleireiros: das 6h às 21h, com 25% da capacidade total e proibição de venda de bebidas alcoólicas a partir das 20h.
- Cinemas, teatros, museus, eventos e convenções: das 6h às 21h, com controle de acesso, público sentado, assentos marcados, 25% da capacidade total e proibição de venda de bebidas alcoólicas a partir das 20hs.
- Academias, clubes e centros esportivos: das 6h às 21h, apenas para atividades físicas individuais agendadas, com 25% da capacidade total e proibição de venda de bebidas alcoólicas a partir das 20h.
- Parques públicos: das 6h às 18h, com limitação de 25% da capacidade total.
- Bares não estão liberados para ter atendimento presencial, mas podem operar como restaurantes (público sentado, serviço de alimentos para acompanhar bebidas) neste caso, devem seguir as regras de restaurantes.
- Teletrabalho para Serviços Administrativos não essenciais.
- Toque de Recolher das 21h às 5h.