Dário faz live hoje sobre medidas de combate à pandemia de covid-19
Reprodução: ACidade ON
Dário faz live hoje sobre medidas de combate à pandemia de covid-19

O prefeito Dário Saadi (Republicanos) realiza nesta sexta-feira (11) uma live oficial sobre as medidas de combate à pandemia de covid-19 em Campinas. A transmissão on-line será transmitida pelo ACidade ON e está prevista para 15h. Na live, é possível que a Prefeitura anuncie medidas mais restritivas da quarentena na cidade.

Atualmente, Campinas e todas as regiões paulistas estão na fase de transição do Plano São Paulo, prorrogada até o dia 30 de junho na quarta-feira (9) pelo governo estadual. Nesta fase, é permitido o funcionamento das 6h às 21h e capacidade de 40% (veja regras abaixo).

No entanto, o governo Doria recomendou que cidades com taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de covid acima de 90% adotem medidas mais restritivas que as atuais. Dados de ontem (10) apontam que Campinas está com 96% de ocupação na UTI.

"Os municípios podem avaliar e adotar medidas mais restritivas no Plano São Paulo. Ficará essa recomendação de medidas mais duras para municípios com mais de 90% de ocupação de leitos, como essa de redução de horário de funcionamento e outras que a cidade achar mais efetiva no combate à pandemia", disse na quarta o coordenador-executivo do Centro de Contingência da Covid-19 no estado de São Paulo, João Gabbardo.

NÚMERO DE INTERNADOS

Ontem também a cidade atingiu, após 58 dias, o maior número de internados em leitos de UTI exclusivos para pacientes com covid-19 nas redes pública e particular de saúde. Havia ainda 13 pacientes à espera por leitos covid-19 de UTI.

Na semana anterior, o prefeito já havia anunciado que poderia endurecer a quarentena em Campinas, devido ao indicadores precoces apontarem alta de internações e casos de covid.

"Quando tomamos decisões de Campinas, mantendo as restrições, elas se baseiam em números, em ciência e em indicadores. Em relação aos indicadores precoces, eles deram certo anteriormente quando fizemos restrições mais severas em março, evitando mortes em abril. E agora estamos baseados nos mesmos dados em relação a manter as restrições como estão. Mas estamos mantendo as restrições muito, muito preocupados. E, se houver piora, não teremos nenhum problema em indicar medidas mais restritivas", disse o secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon na época.

REGRAS DA FASE DE TRANSIÇÃO ATÉ 30 DE JUNHO

- Horário de funcionamento das 6h às 21h;

- Comércio e restaurantes com capacidade de até 40%;

- Toque de recolher das 21h às 5h.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!