Rafael Marin se apresenta com música e palestra na próxima terça
Reprodução: ACidade ON
Rafael Marin se apresenta com música e palestra na próxima terça

O multi-instrumentista, compositor, arranjador, pesquisador e documentarista da cultura popular brasileira, Rafael Marin, realiza nesta terça-feira (15), às 19h, palestra do livro "O Crime contra Tenório: Saga e martírio de um gênio do piano brasileiro", seguido de uma apresentação musical.

As atividades serão realizadas pelo Governo do Estado de São Paulo e serão transmitidas pelo canal do YouTube e pela conta do Facebook da Secretaria de Cultura de Porto Ferreira, cidade-sede do projeto.

A palestra abordará o livro de autoria do guitarrista Frederico Mendonça de Oliveira, juntamente com uma audição comentada do álbum Embalo (1964), do pianista Francisco Tenório Cerqueira Jr. O livro retrata a trágica morte do pianista Tenório Jr. em 1976, quando excursionou em turnê musical pela Argentina com Toquinho e Vinícius de Moraes. Após a palestra será realizada uma breve apresentação musical.

Rafael Marin se dedica ao estudo dos instrumentos de cordas dedilhadas e a projetos autorais no cenário musical independente. Foi coordenador do curso de Música-EaD da Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) de 2012 a 2013 e atualmente é professor de cordas dedilhadas do Centro Municipal de Música "Prof.ª Walda Tiso Veiga" na cidade de Alfenas/MG.

Como documentarista possui dois longas-metragens em processo de finalização: "Lá no Céu Canta os Anjo, Aqui na Terra Canta Nóis", fruto de sua tese de doutorado sobre as Companhias de Reis no sul de Minas Gerais; e "Iris Blues Balada a um Anjo na Terra", filme aprovado no ProAC Editais 2019, que retrata a trajetória artística do guitarrista Frederico Mendonça de Oliveira.


É bacharel em Música pela ECA/USP, licenciado em Educação Artística pela FFCLRP/USP, bacharel em Ciências Sociais pelo ICHL-UNIFAL, mestre em Etnomusicologia pelo IA-UNESP e doutor em Música e Cultura pela Escola de Música da UFMG, possuindo experiência nas áreas de Artes e Antropologia Social com ênfase em Música, Performance, Cultura Popular, Música Caipira e Processos de Modernização.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!