Balanço: 28% de moradores com idades entre 50 e 54 anos ainda não se vacinaram em Campinas
Reprodução: ACidade ON
Balanço: 28% de moradores com idades entre 50 e 54 anos ainda não se vacinaram em Campinas

Balanço da secretaria de Saúde de Campinas aponta que o município vacinou até agora, com a primeira dose do imunizante contra a covid-19, 71,8% dos moradores da cidade na faixa etária entre 50 e 54 anos .

A vacinação desse grupo começou no último dia 14 e contou com mutirão no Dia D, feito no último sábado e que atingiu recorde de vacinados em um único dia. Apesar dos esforços, ainda há muita gente com mais de 50 anos que precisa se vacinar na cidade, 28,2% do total estimado para essa faixa.

Já na faixa etária dos 55 aos 59 anos (que o agendamento foi iniciado em 9 de junho), a cobertura vacinal está em 95%. A população na faixa etária dos 50 e 54 anos é estimada em 74,5 mil habitantes em Campinas. Já na idade de 55 a 59 anos, a estimativa é de 60,2 mil moradores.

Ontem a secretaria de Saúde antecipou a vacinação para mais grupos na cidade, disponibilizando a vacina para a faixa etária das pessoas com 43 anos ou mais, sem doenças prévia s. Porém, pouco tempo depois teve que fechar o agendamento devido a grande procura. Assim que o agendamento for reaberto o ACidade ON irá divulgar. 

MAIS COBERTURA 

Entre os idosos (pessoas com mais de 60 anos) a cobertura já é maior do que o número de moradores estimados, ultrapassando 100%. Segundo a Prefeitura, o número maior de vacinados idosos pode ser justificado com dados demográficos desatualizados, ou a vinda de moradores de outras cidades para receberem as doses. 

APELO

Na última sexta-feira (18) a Prefeitura de Campinas fez apelo para que as pessoas fizessem o agendamento, citando que cerca de 40 mil campineiros maiores dos 50 anos ainda não tinham sido vacinados. 

Você viu?

Até o último balanço, divulgado na tarde de ontem, 627.160 doses tinham sido aplicadas na cidade, sendo 457.793 em primeira dose e 169.367 em segunda. 

QUEM PODE SER VACINADO NA CIDADE ATUALMENTE?

- Pessoas com 43 anos ou mais
- Xepa da vacina (conforme sobra da vacina): 40 aos 49 anos
- Pessoas com comorbidades (doenças prévias), com 18 anos ou mais
- Pessoas com deficiência permanente grave que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) com 18 anos ou mais
- Pessoas com síndrome de Down com 18 anos ou mais
- Pacientes em terapia renal substitutiva e pacientes transplantados: coração pulmão, rim, fígado ou pâncreas, com 18 anos ou mais
- Todas as gestantes e puérperas (quem teve filho nos últimos 45 dias) com 18 anos ou mais
- Profissionais de Educação com 18 anos ou mais
- Motoristas e cobradores de ônibus municipal
- Aeroportuários, Aeroviários e Aeronautas, com 18 anos ou mais 

COMO FUNCIONA

O agendamento para receber a vacina em Campinas deve ser feito preferencialmente pelo site http://vacina.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 160. Pessoas que tiverem dificuldade em marcar o horário podem procurar seu Centro de Saúde de referência para ajuda. 


As vacinas serão aplicadas em Centros de Saúde do município apenas com o horário marcado. São 63 unidades de saúde disponíveis para a vacinação. Cada unidade abre em um dia da semana exclusivamente para a vacinação, sendo terça-feira ou quinta-feira ou sexta-feira. Ficam de fora apenas os CSs Boa Esperança, Carlos Gomes, Campina Grande e Bassoli. 

É necessário levar CPF e documento de identidade com foto, comprovante de endereço e comprovante emitido no final do agendamento (pode ser no celular). Para comprovar o endereço é possível levar, por exemplo: contas de água, energia elétrica, telefone, gás, serviços de internet, conta de banco, conta de cartão de crédito, carnê de IPTU, etc.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!