Corporação Musical de Artur Nogueira festeja 97 anos ao som de Novo Tempo
Reprodução: ACidade ON
Corporação Musical de Artur Nogueira festeja 97 anos ao som de Novo Tempo

Era 1924 quando a cidade de Artur Nogueira, ainda em formação, passou a ser abrilhantada pela Corporação Musical 24 de Junho. De lá para cá, não há quem visite o município e não conheça a história da famosa "banda". Colecionando apresentações desde à Praça do Coreto ao Programa do Jô, a Orquestra Jovem comemorou, na última quinta-feira (24), seus 97 anos de história.

E nem mesmo a pandemia do coronavírus pode intimidar as celebrações de aniversário do grupo de músicos. De casa, e respeitando todos os protocolos sanitários, a Orquestra Sinfônica Jovem do Projeto Retreta fez uma releitura da canção "Novo Tempo", de Ivan Lins.

E a escolha da música não foi por acaso. A letra reflete um cenário cheio de caos - tal como o vivido pela pandemia -, mas que acende uma chama de esperança. "No novo tempo, apesar dos castigos. Estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos". 



PARTICIPAÇÃO DE MÚSICOS CONSAGRADOS

A gravação do clipe de aniversário contou com a participação de músicos consagrados como o guitarrista Marcinho Eiras, do Domingão do Faustão, do saxofonista Derico Sciotti, do Programa do Jô, o trompetista Chico Oliveira, também do Programa do Jô, e do trompetista João Lenhari, da banda do cantor Roberto Carlos.

Do violino à trompa, os jovens músicos executaram suas partituras de casa, gravaram as participações com o auxílio dos professores, que por sua vez enviaram ao maestro Ricardo Michelino e à equipe de edição - formada por professores do Projeto Retreta.

"As ações on-line visam dar continuidade às atividades da Corporação Musical 24 de Junho, mantendo assim acesa a chama da prática musical em nosso município que hoje conta com mais de 3 mil alunos atendidos pelo Projeto Retreta de forma gratuita", destacou o maestro Ricardo Michelino.

QUARENTENA ARTÍSTICA

Desde o início da pandemia, os músicos optaram por dar continuidade às atividades de forma on-line. Desde então, várias gravações musicais foram feitas pela orquestra jovem. A primeira produção do "Quarentena Artística" contou com a presença de convidados especiais, como a cantora norteamericana The Danos (EUA) e do guitarrista Hudson Cadorini, da dupla Edson & Hudson.

Depois disso, já participaram o cantor norte-americano Shaw Klush, a Spok Frevo Orquestra do Recife, Leo Gandelman, Derico Sciotti, Serginho Sciotti, Joao Cortes, Chiquinho Oliveira, Samuel Pompeo, cantor Daniel, dentre outros.

Sobre os projetos com parcerias internacionais, o maestro e coordenador do Retreta Ricardo Michelino se diz muito lisonjeado. "Penso que todas as relações são sempre muito bem importantes. Nesse caso específico é privilégio para o nosso trabalho contarmos com a parceria de importantes músicos do Brasil e do mundo".

PROJETO RETRETA

O projeto Retreta incentiva a iniciação e a prática da musicalização nas escolas municipais de Artur Nogueira. Coordenado por Michelino, o projeto oferece aulas de violino, saxofone, percussão, clarinete, flauta, canto, viola entre outros instrumentos para os alunos.

Desde o início da pandemia, quando as atividades presenciais foram suspensas, a Orquestra Sinfônica Jovem de Artur Nogueira, fruto da Corporação Musical 24 de Junho e do Projeto Retreta, não hesitou em se encaixar no atual cenário, e tem trabalhado em diversas gravações de clipes, com participações de grandes nomes da música.

Em junho do ano passado o ACidade ON noticiou uma dessas produções. De casa, cerca de 60 músicos, composto por professores, alunos e voluntários fizeram uma releitura da canção "Suspicious Minds", de Elvis Presley (relembre aqui).

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!