Região de Campinas tem 10% dos presos soltos em SP por conta de pandemia
Reprodução: ACidade ON
Região de Campinas tem 10% dos presos soltos em SP por conta de pandemia

A pandemia de covid-19 motivou a soltura de 844 presos na região de Campinas, de acordo com levantamento da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) do estado de São Paulo. O levantamento de alvará expedidos pela Justiça é de março de 2020 até o momento.

O número representa 10% das solturas em todo o estado. No total, foram 8.437 presos libertados, seguindo decisão judicial.
Os dados foram publicados na plataforma Painel Covid-19, que reúne informações sobre despesas e ações do governo diante da crise sanitária.

Os cerca de 8.400 presos soltos entre agosto de 2020 e abril de 2021, representam 3,99% dos 211 mil detentos nas 178 unidades prisionais do estado.

Entre os motivos da soltura estão idade acima de 60 anos, comorbidade e confirmação de contaminação pela covid-19.

Em 31 de agosto de 2020, primeiro mês com dados de soltura por causa da pandemia, o total era de 5.185 presos. Em 31 de dezembro, o balanço do governo mostrou que o número subiu para 7.044.

Entre janeiro e final de abril deste ano, período em que já estava em curso a campanha de vacinação contra a doença, que começou em fevereiro, o governo estadual soltou 1.393 presos. 

NA REGIÃO

Na região de Campinas, os detentos são oriundos dos CDPs (Centro de Detenção Provisória) de Americana, Campinas, Capela do Alto, Hortolândia, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Ribeirão Preto, Serra Azul, Sorocaba; Centros de Progressão Penitenciária (CPPs) de Campinas, Hortolândia e Porto Feliz, além dos Centros de Ressocialização (CRs) de Atibaia, Itapetininga, Mococa, Limeira, Rio Claro, Sumaré e Bragança Paulista; CR Feminino de Piracicaba e Rio Claro e penitenciárias de Capela do Alto, Casa Branca, Femininas de Campinas e Mogi Guaçu, Guareí I e II, Hortolândia II e III, Iperó, Itapetininga I e II, Itirapina I e II, Mairinque, Piracicaba e Sorocaba II.

Segundo a SAP, em 2020 foram soltos em março na região, conforme determinação da Justiça, 364 presos; 259 em abril; 60 em maio; 59 em junho; 44 em julho; 15 em agosto; 18 em setembro; 13 em outubro; 5 em novembro e 1 em dezembro. Neste ano, foram expedidos alvarás pela Justiça determinando a soltura de um reeducando em janeiro; 2 em fevereiro e 3 em março.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!