Campinas está em estado de atenção por umidade relativa do ar.
ARQUIVO PMC
Campinas está em estado de atenção por umidade relativa do ar.

Campinas registrou umidade relativa do ar em 28,3% às 12h40 desta quarta-feira (30) e está em estado de atenção. O alerta foi emitido pelo departamento de Defesa Civil da Prefeitura de Campinas quando a Estação Ciiagro/IAC Campinas Região Norte registrou a queda da Umidade Relativa do Ar (URA) abaixo dos 30%.

Quando o índice está entre 20 e 30%, é declarado o estado de atenção, o que deflagra comunicado da Defesa Civil para a comunidade.

Quando o setor de monitoramento da Defesa Civil do município emite o Alerta de Estado de Atenção, por exemplo, há a suspensão de aulas de Educação Física nas escolas e são ampliadas as vistorias preventivas para queimadas.

Hoje ainda a cidade bateu recorde na temperatura mais baixa registrada neste ano com 4,2ºC registrada às 7h da manhã. Antes, o mesmo índice havia sido registrado em 1994.

CUIDADOS

Entre as várias recomendações do estado de atenção, a principal é aumentar a hidratação corporal, ingerindo água à vontade. É preciso ficar atento com crianças e idosos. A desidratação pode levar à confusão mental, entre outras situações de risco.


A população deve evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h e sempre procurar locais sombreados. Outra alternativa é umidificar o ambiente com uso de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhar jardins etc. Sempre que possível, procurar permanecer em locais protegidos do sol e arborizados.

A Defesa Civil também alerta para que não sejam realizadas queimadas nem fogueiras. Além de crime ambiental, o fogo em mato coloca em risco a vida e a saúde das pessoas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!