Campinas entra em estado de alerta por tempo seco
Reprodução: ACidade ON
Campinas entra em estado de alerta por tempo seco

A cidade de Campinas está em estado de alerta po conta da baixa umidade do ar, de acordo com a Prefeitura. Às 13h40, o índice atingiu 19,5% e o departamento de Defesa Civil do município emitiu o boletim informando o estado devido a URA (Umidade Relativa do Ar) estar abaixo dos 20%, segundo medição registrada pela Estação Ciiagro/IAC Campinas Região Norte.

O estado de alerta ocorre quando a URA está reduzida, com índice entre 12% e 20%. Já o estado de atenção é caracterizado por índice entre 20% e 30%. Ontem, o município decretou estado de atenção após atingir índice de 28,3% às 12h40 na umidade relativa do ar.

RECOMENDAÇÕES

Entre as várias recomendações para fases de queda da URA, a principal é aumentar a hidratação corporal, ingerindo água à vontade. Idosos e crianças devem receber atenção especial para não desidratarem. Também é preciso continuar observando as recomendações do Estado de Atenção e ampliar os cuidados, com estas medidas:

- suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h;

- evitar aglomerações em ambientes fechados;

- usar soro fisiológico para olhos e narinas.


As recomendações do Estado de Atenção, quando a umidade está entre 20% e 30%, e que devem ser mantidas, são:

- umidificar o ambiente com uso de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água; molhar jardins etc;

- sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas arborizadas;

- aumentar o consumo de água.


OPERAÇÃO ESTIAGEM

Desde o início de maio, a Defesa Civil de Campinas realiza a Operação Estiagem, para monitorar e prevenir danos causados pela estação mais seca do ano. O acompanhamento da URA deflagra informes da Defesa Civil para a comunidade e são tomadas medidas preventivas pelos órgãos municipais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!