Campinas negou que tenha utilizado vacinas vencidas.
Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Campinas negou que tenha utilizado vacinas vencidas.

Um estudo divulgado nesta quinta-feira (2) apontou uma suposta aplicação de ao menos 86 vacinas vencidas contra a covid-19 da AstraZeneca em Campinas. O levantamento foi feito com dados oficiais do Ministério da Saúde e diz ainda que no Brasil foram cerca de 26 mil doses do imunizante com validade vencida aplicadas em 1.532 municípios.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira (2) pelo jornal Folha de São Paulo. O levantamento foi feito por dois pesquisadores, Sabine Righetti, da Unicamp, de Campinas e Estêvão Gamba (Unifesp - Universidade Federal de São Paulo).

PREFEITURA NEGA

Em nota oficial, a Secretaria de Saúde disse que "em Campinas nenhuma pessoa recebeu dose de vacina fora do prazo de validade. Antes da aplicação de cada vacina, existem cinco checagens por diferentes profissionais das datas de validade das doses".

Além disso, a pasta informou que "o que aconteceu foi um erro no registro na tela do computador, em que o digitador clicou no lote errado e encaminhou ao sistema da Secretaria Estadual de Saúde (VaciVida). Os lotes são compostos por letras e números".

Ainda de acordo com a Administração, "este é um trabalho feito manualmente. De um total de 688.129 doses aplicadas em Campinas, houve erro de seleção em 97, o que representa 0,014%". Apesar disso, a Secretaria de Saúde disse já iniciou os contatos com cada uma das 97 pessoas para checagem e esclarecimentos de qualquer dúvida.

Você viu?

APLICAÇÃO

Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros, de acordo com o jornal.

Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), outras 14 cidades também constam no registro do Ministério da Saúde de vacinas vencidas aplicadas (veja lista abaixo).

Na região os municípios de Vinhedo, Artur Nogueira e Hortolândia também divulgaram nota esclarecendo que não houve a aplicação de vacina vencida nessas cidades.

CONFIRA OS LOTES

Confira abaixo se você tomou alguma vacina de lote vencido. No total, são oito lotes com o prazo de validade vencido e ele pode ser conferido na carteira individual de vacinação.

Número do lote/Vencimento

4120Z001 - 29.mar

4120Z004 - 13.abr - A maioria (70%) das doses aplicadas depois da validade é desse lote

4120Z005 - 14.abr - A maioria (70%) das doses aplicadas depois da validade é desse lote

CTMAV501 - 30.abr

CTMAV505 - 31.mai

CTMAV506 - 31.mai

CTMAV520 - 31.mai

4120Z025 - 4.jun

LOCAIS DE SUPOSTA APLICAÇÃO EM CAMPINAS

- Distrito Sanitário Sudoeste: 48

- HC da Unicamp: 25

- Distrito Sanitário Norte: 5

- Vigilância em Saúde Leste: 4

- Centro de Saúde São Bernardo: 1

- Centro de Saúde Taquaral: 1

- Centro de Saúde Centro: 1

- Centro de Saúde Perdeu Leite de Barros: 1


O QUE FAZER

Caso você tenha recebido vacina da AstraZeneca de um dos oito lotes após a data de vencimento, procure um posto de saúde com sua carteira de vacinação para registro do erro vacinal e para receber orientações

Além disso, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado

NA REGIÃO

Confira quantas doses vencidas da AstraZeneca foram aplicadas na RMC:

- Americana: 17

- Artur Nogueira: 2

- Holambra: 3

- Hortolândia: 10

- Indaiatuba: 2

- Itatiba: 9

- Jaguariúna: 8

- Monte Mor: 1

- Nova Odessa: 2

- Paulínia: 2

- Pedreira: 5

- Santa Bárbara d'Oeste: 5

- Sumaré: 18

- Vinhedo: 1

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!