Campinas pede doação de prédio do Museu da Cidade ao Estado.
Google Street View
Campinas pede doação de prédio do Museu da Cidade ao Estado.

A Prefeitura de Campinas pediu na sexta-feira (2) a doação do prédio da antiga Fundição Lidgerwood ao município  de Campinas. Segundo a Administração, foi entregue um ofício ao presidente do Conselho do Patrimônio Imobiliário do Governo do Estado de São Paulo, Laércio Paulino Simões, pedindo a doação.

O local, onde fica o Museu da Cidade, foi tombado em 1990 pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas). "Queremos manifestar oficialmente o interesse do município em manter o prédio e pela continuidade de seu uso como Museu da Cidade. Do ponto de vista cultural e histórico, é importante que esse espaço fique para o município", disse o prefeito Dário Saadi (Republicanos).

De acordo com a Prefeitura, o presidente do Conselho do Patrimônio Imobiliário do Governo do Estado de São Paulo, Laércio Paulino Simões, sinalizou de forma positiva o pedido do município. Procurado, o estado de São Paulo informou que analisa o pedido de Campinas.

HISTÓRICO

Em 2017, houve a possibilidade da venda do imóvel anunciada pelo Governo do Estado e sua desvinculação do uso pelo município gerou grande movimentação social e cultural, pela preservação do prédio. Desde então, no entanto, o imóvel não foi vendido.

A secretária municipal de Cultura e de Turismo, Alexandra Caprioli, disse que o município compromete o uso do prédio para fins culturais. "Além de abrigar o Museu da Cidade, será usado para a realização de oficinas e atividades que envolvam todo o povo campineiro".

O diretor de Cultura, Gabriel Rapassi, também lembrou o grande movimento social promovido pela preservação do prédio em 1987: o abraço ao prédio, envolvendo diversos segmentos culturais e sociais bem como intelectuais campineiros que demonstraram como o prédio da Lidgerwood estava intrincado com a identidade da cidade. 


O PRÉDIO

O prédio da antiga Fundição Lidgerwood é um patrimônio que marca a história da arquitetura industrial no Estado de São Paulo. É fruto do investimento do ciclo cafeeiro. Sua construção se deu entre 1884 e 1886. A implantação do Museu da Cidade se deu em 1992.

Até 2016, o prédio foi dado em cessão de uso pelo Governo do Estado a Campinas. Com o término da cessão, em 2017, o acervo do Museu da Cidade foi transferido para a Casa de Vidro, onde permanece até os dias de hoje.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!