A Vigilância Sanitária (Visa), da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, emitiu um alerta na noite desta terça-feira (6) para um golpe telefônico em que pessoas estariam se passando por integrantes do órgão para agendar inspeções. Na ligação, o falso técnico pede para que os comerciantes digitem um código, o que levaria à clonagem da linha.
A Vigilância informou, em nota oficial, que esse procedimento não faz parte da atuação do órgão em nenhuma situação.
A Coordenadoria da Vigilância Sanitária esclareceu ainda que não faz ligações desse tipo e não agenda inspeções. Se alguém receber esse tipo de chamada, deve desligar imediatamente.
DENÚNCIA
Representantes de clínicas médicas, odontológicas, de psicologia, hospital e padaria denunciaram hoje à Vigilância que receberam ligações de pessoas se passando por agentes do órgão, agendando "visitas" e fornecendo códigos para a pessoa clicar, clonando o número de telefone do estabelecimento.
A Vigilância também esclareceu que não envia, não pede e nem disponibiliza informações por meio de links ou mensagens SMS.
O contato da Vigilância Sanitária Municipal com estabelecimentos, sobre assuntos específicos e licenças, é feito apenas por e-mails oficiais já conhecidos pelos administradores das empresas, em casos em andamento.
DÚVIDAS
Dúvidas sobre procedimentos e orientações gerais podem ser obtidas por meio de consultas no site da Prefeitura. As diretrizes específicas sobre as medidas sanitárias contra a disseminação do novo coronavírus estão na página
https://covid-19.campinas.sp.gov.br