Campinas vai sediar em setembro um 'evento-teste' para avaliar os critérios para retomada em meio à pandemia. A ação, programada pelo governo estadual, prevê que uma uma feira de economia criativa aconteça na cidade segunda quinzena de setembro. A feira está na lista junto a outros 29 eventos organizados pelo governo paulista que deverão acontecer em cidades do Estado.
Segundo o governo, a feira vai acontecer na Estação Cultura, e todos os participantes devem estar vacinados e serão testados . Após o evento, o governo vai acompanhá-los por duas semanas.
Você viu?
"Com a melhoria dos indicadores da pandemia, vamos dar um novo passo na retomada econômica no Estado de São Paulo e vamos iniciar o acompanhamento de 30 eventos nas áreas de cultura, negócios, lazer, esportes e turismo. Os eventos serão realizados com testagem obrigatória e pessoas vacinadas, além de manter rígidos protocolos sanitários para segurança, controle e monitoramento dos participantes", disse o governador João Doria (PSDB).
Os eventos, previamente definidos, ocorrerão em ambientes controlados. O objetivo deste estudo, segundo o estado, é "ajustar, a partir de situações reais, as regras que possibilitarão a retomada de um dos setores mais afetados na pandemia do coronavírus e que emprega milhões de brasileiros".
Serão usados testes de antígeno aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que geram resultados imediatos. Os exames avaliam se o paciente está contaminado e transmitindo o vírus.