O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (7) que São Paulo comprou 4 milhões de doses prontas da vacina Coronavac . As doses não serão entregues ao Ministério da Saúde, e serão distribuídas apenas aos 645 municípios paulistas .
Segundo o governo, o lote extra tem objetivo de agilizar o PEI (Plano Estadual de Imunização), e já começa a chegar nesta quarta. Hoje é prevista a entrega do carregamento com 2,7 milhões de doses no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A segunda remessa com 1,3 milhão de vacinas deve ser entregue no próximo dia 26.
"O Governo de São Paulo compra, adicionalmente, 4 milhões de doses extras para agilizar a campanha de vacinação no estado", afirmou Doria. "Vamos antecipar o calendário de vacinação em São Paulo sem interferir no contrato do Instituto Butantan com o Brasil", acrescentou.
A chegada das 4 milhões de doses extras para São Paulo foi viabilizada pela Secretaria de Saúde após acordo entre o Governo do Estado e a biofarmacêutica Sinovac.
As tratativas para a aquisição destas doses extras foram iniciadas em março deste ano.
A meta, segundo o governo paulista, é que toda a população adulta dos 645 municípios paulistas esteja protegida com ao menos uma dose até o dia 15 de setembro
, com possibilidade de antecipação conforme a disponibilidade de imunizantes.