A conta de luz está alta? Confira algumas dicas para economizar energia em casa
Reprodução: ACidade ON
A conta de luz está alta? Confira algumas dicas para economizar energia em casa

Com a crise hídrica enfrentada no país e a queda do nível dos reservatórios, a conta de luz está agora com uma taxa extra ainda mais alta. A cobrança na bandeira tarifária Patamar 2 ganhou reajuste a partir desse mês, passando de R$ 6,24 para R$ 9,49 por cada 100 KW/hora de consumo. Uma alta de 52%. Então, se você já estava sentindo a conta de luz pesar no bolso, confira algumas dicas para não pagar ainda mais caro por esse serviço. (confira abaixo) 


CONHEÇA OS VILÕES 

De acordo com a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), o chuveiro elétrico é o aparelho que mais consome energia em uma residência. Ele representa de 25% a 35% do valor da sua conta. O ferro de passar é o segundo produto que mais consome energia elétrica. Além destes dois, há ainda outros vilões do consumo de energia, são eles: geladeira, ar-condicionado, máquina de lavar roupa e a iluminação. 

DICAS PARA ECONOMIZAR 

Segundo a CPFL, algumas orientações simples podem fazer muita diferença na fatura do fim do mês.

1- Chuveiro - Nos dias quentes, o ideal é usar o chuveiro na posição Verão. Assim, o consumo será cerca de 30% menor. A CPFL também recomenda deixar o equipamento ligado apenas pelo tempo necessário, já que banhos demorados podem pesar muito no bolso do consumidor. Uma outra dica simples é a de limpar com frequência os orifícios de saída de água do chuveiro. 

2- Ferro de passar - Acumule o maior número de peças de roupa para ligar o ferro o mínimo de vezes possível. Comece a passar a roupa sempre pelos tecidos que exigem temperaturas mais baixas. Ferros automáticos têm indicadores de temperatura para cada tipo de tecido. 

3- Geladeira - Para economizar, o ideal é colocar o equipamento em local bem ventilado, longe de fontes de calor, como fogões e estufas. É importante também limpar a geladeira com frequência. As borrachas de vedação da porta do equipamento precisam estar em bom estado. Não bloqueie a circulação interna de ar frio com prateleiras de vidro, de plástico ou de outros materiais e evite abrir a geladeira muitas vezes. 

4- Ar-condicionado - É essencial instalar o aparelho em local com boa circulação de ar, manter portas e janelas fechadas, evitando assim a entrada de ar do ambiente externo. É muito importante também, limpar sempre os filtros do aparelho. A sujeira impede a livre circulação do ar e força o aparelho a trabalhar mais. Nunca se esqueça de desligar o ar-condicionado quando for ficar fora do ambiente por muito tempo. 

5- Máquina de lavar roupas - Procure ligar a máquina só quando ela estiver com a capacidade máxima de roupas indicada pelo fabricante. Isso vai ajudá-lo a economizar energia e água. Limpe frequentemente o filtro da máquina, que entupido passa a exigir mais do motor, aumentando o consumo de energia. Utilize somente a dosagem correta de sabão indicada pelo fabricante, para que você não tenha que repetir a operação "enxaguar". 

6- Iluminação - Abra as janelas, cortinas, persianas e deixe a luz do dia iluminar sua casa. Apague sempre as lâmpadas dos ambientes desocupados. Limpe sempre as lâmpadas e luminárias. Dê preferência a lâmpadas de LED ou fluorescentes. Além de iluminar melhor os ambientes, duram mais e consomem menos energia. 

MOTIVO DO AUMENTO 

O sistema de bandeiras tarifárias busca compensar o aumento de custos com a produção de energia. No Brasil, 61% da energia do país provém de hidrelétricas. Com a falta de chuvas nas principais bacias hidrográficas, o governo é obrigado a acionar usinas termelétricas para dar conta da demanda. Essa fonte de energia, no entanto, é mais cara e causa mais prejuízos ao meio ambiente.

"

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários