Campinas entrou em estado de atenção no final da manhã deste sábado (10) após a umidade relativa do ar atingir o índice de 29,9%. O registro foi feito às 11h pela Estação Ciiagro/IAC Campinas Região Norte. Hoje é o oitavo dia consecutivo em que o município tem alerta de tempo seco emitido pelo órgão.
LEIA TAMBÉM
Presídios da região de Campinas retomam visitas presenciais neste sábado
A cidade tem tido boletins constantes sobre o tempo seco desde o início deste mês, e neste ano os alertas da Defesa Civil de Campinas aumentaram 39,4%. Ontem (9) a umidade relativa do ar atingiu 27,3% o que manteve o município em estado de alerta devido ao tempo seco.
Vale lembrar que a baixa umidade pode agravar problemas respiratórios e sobrecarregar ainda mais o sistema de saúde da cidade.
O estado de atenção é decretado quando a umidade relativa do ar registra índice entre 20% e 30%. Nesse caso, a principal recomendação é consumir muita água e ter cuidado especial com crianças e idosos.
Também é aconselhado que a população evite exercícios físicos ao ar livre, entre 11 e 15 horas e mantenha os ambientes umidificados com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água.
É sugerido, ainda, aguar os jardins e, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas. Outra orientação é evitar queimadas que, além de proibidas por lei, prejudicam o meio ambiente e a saúde.