Campinas entrou em estado de alerta na tarde deste domingo (11) por conta do tempo seco. Segundo a Defesa Civil, a umidade relativa do ar atingiu o índice de 19,5% ás 12h40, conforme a medição registrada pela Estação Ciiagro/IAC Campinas Região Norte.
O estado de alerta ocorre quando a umidade relativa do ar está reduzida, com índice entre 12% e 20%. Já o estado de atenção é caracterizado por índice entre 20% e 30%.
Hoje mais cedo, Campinas chegou ao nono dia consecutivo em estado de atenção, com a umidade relativa do ar atingindo o índice de 28,2%.
É a segunda vez no mês que a cidade adentra o estado de alerta. A primeira foi em 1º de julho , quando os índices de umidade do ar registraram 19,5% (a mesma porcentagem registrada hoje).
RECOMENDAÇÕES
Entre as várias recomendações para fases de queda da umidade relativa do ar, a principal é aumentar a hidratação corporal
, ingerindo água à vontade. Idosos e crianças devem receber atenção especial para não desidratarem. Também é preciso continuar observando as recomendações do Estado de Atenção e ampliar os cuidados, com estas medidas:
- suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h;
- evitar aglomerações em ambientes fechados;
- usar soro fisiológico para olhos e narinas.
As recomendações do Estado de Atenção, quando a umidade está entre 20% e 30%, e que devem ser mantidas, são:
- umidificar o ambiente com uso de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água; molhar jardins etc;
- sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas arborizadas;
- aumentar o consumo de água