Campinas terá 18 escolas estaduais em tempo integral no ano que vem.
Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Campinas terá 18 escolas estaduais em tempo integral no ano que vem.

Campinas teve 18 escolas estaduais selecionadas e que serão transformadas em período integral dentro do PEI (Programa de Ensino Integral) a partir do ano que vem. Além de Campinas, as cidades de Americana e Sumaré também tiveram unidades selecionadas para o ensino integral a partir de 2022. A mudança atende o ensino fundamental e médio. 

O anúncio do governo estadual sobre a inclusão de mais 778 escolas da rede pública estadual ao programa foi feito ontem (12), no entanto, a lista das escolas selecionadas ainda não tinha sido divulgada. Segundo o Estado, com a inclusão, 1.855 escolas no total serão atendidas pela iniciativa (Confira a lista completa abaixo). Vale lembrar que no período integral os estudantes passam ao menos sete horas na escola. 

"Isso é uma vitória da Educação. Tempo integral para tudo: para o aconchego, o ensino, o estudo, a alimentação e formação de uma nova geração de brasileiros", disse o governador João Doria (PSDB) durante o anúncio de ontem. 

A expectativa da secretaria da Educação do Estado de São Paulo é beneficiar 387,3 mil novos estudantes de ensino fundamental e ensino médio. Com as novas adesões, o PEI estará presente em 427 municípios paulistas, em todas as regiões do estado. Atualmente, são 437 mil estudantes atendidos em 1.077 escolas, de 309 cidades. 

"Com o programa implantado, vejo grandes mudanças socioemocionais dos alunos e professores. Receber propostas diversificadas que incluem as diretrizes da PEI. Sendo projeto de vida o universo a mover a vida acadêmica e o mundo do trabalho. Contemplando os quatros pilares da educação, iremos renascer nos nossos jovens sonhos e perseveranças de um mundo melhor e com cidadão íntegro com conquistas autônomas. A comunidade está em festa, serão 9 horas de grandes realizações e conquistas didáticas", disse Sirlei Lourenço Medeiros, diretora da Escola Estadual Moacyr Santos de Campos, em Campinas. 

RESULTADOS

Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão. 

No primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida. 

O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.
Segundo o Estado, os investimentos na jornada integral refletiram em melhores notas no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) já no primeiro ano de implantação do programa. 

Segundo a secretaria de Educação, as escolas PEI cresceram 1,2 pontos no IDEB 2019, enquanto as regulares, 0,6. Das escolas estaduais de São Paulo, as 33 mais bem colocadas no ranking são PEIs e 9 das 10 primeiras colocadas de ensino fundamental são PEIs. 


Dentro do Plano Nacional de Educação uma das metas prevê em seu objetivo que em 2024, no mínimo, 25% dos alunos da Educação Básica sejam atendidos em jornadas de mais de 7 horas. 

Você viu?

VEJA A LISTA DAS ESCOLAS SELECIONAS

Campinas- Diretoria de Ensino Leste:

E.E ADRIANA CARDOSO PROFESSORA
E.E GUIDO SEGALHO
E.E LUIS GONZAGA DE MOURA MONSENHOR
E.E MOACYR SANTOS DE CAMPOS PROFESSOR
E.E TELEMACO PAIOLI MELGES DOUTOR
E.E VITORIO JOSE ANTONIO ZAMARION PROFESSOR
E.E WILSON BRANDAO TOFFANO PROFESSOR 

Campinas- Diretoria de Ensino Oeste:

E.E DISNEI FRANCISCO SCORNAIENCHI DOUTOR
E.E FLAVIO DE CARVALHO
E.E JARDIM SANTA CLARA
E.E JOAO GUMERCINDO GUIMARAES PROFESSOR
E.E JOAQUIM PEDROSO SARGENTO
E.E JULIO MESQUITA
E.E ORLANDO SIGNORELLI
E.E PATRIARCA DA INDEPENDENCIA
E.E PAULO LUIZ DECOURT PROFESSOR
E.E PAULO MANGABEIRA ALBERNAZ PROF DOUTOR
E.E RUY RODRIGUEZ 

AMERICANA

E.E ALCHESTE DE GODOY ANDIA PROFA
E.E ANNA MARIA LUCIA DE NARDO MORAES BARROS PROFA
E.E ANTONIETA GHIZINI LENHARE PROFA
E.E ANTONIO DE ARRUDA RIBEIRO PROF
E.E ATTILIO DEXTRO PROF
E.E DELMIRA DE OLIVEIRA LOPES PROFA
E.E EDUARDO SILVA PROF
E.E GERMANO BENENCASE MAESTRO
E.E INOCENCIO MAIA PROF
E.E JOAO DE CASTRO GONCALVES DR
E.E JOAO SOLIDARIO PEDROSO PROF
E.E JOAO THIENNE DR
E.E JUVELINA DE OLIVEIRA RODRIGUES PROFA
E.E LAURA EMMIE PYLES PROFA
E.E LUIZ ALVES CEL
E.E LUZIA BARUQUE KIRCHE PROFA
E.E MAGI MONSENHOR
E.E MARCELINO TOMBI PROF
E.E MAURA ARRUDA GUIDOLIN PROFA
E.E PROFESSORA LENY APPARECIDA PAGOTTO BOER
E.E PROFESSORA MARIA LUCIA PADOVANI DE OLIVEIRA
E.E SAO VICENTE DE PAULO
E.E SEBASTIANA PAIE RODELLA PROFA
E.E WILSON CAMARGO PROF 

SUMARÉ

E.E ANA LUCIA PIERINI PROFESSORA
E.E ANDRE RODRIGUES DE ALKIMIN PROFESSOR
E.E PAULINA ROSA PROFESSORA
E.E PROF.ª ADÉLIA CRISTINA BORGATO GRYSZCZENKO
E.E SAVINO CAMPIGLI

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!