Viatura blindada do Exército é batizada com o nome de Campinas
Reprodução: ACidade ON
Viatura blindada do Exército é batizada com o nome de Campinas

A primeira Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Guarani, do 28º Batalhão de Infantaria Leve, no Jardim Chapadão, foi batizada nesta quinta-feira (15) com o nome de Campinas. O evento teve a participação do prefeito Dário Saadi (Republicanos), que quebrou uma garrafa de champanhe decorada com as cores da Bandeira do Brasil no casco da viatura.

O blindado recebeu o nome de Campinas em homenagem ao município-sede da unidade militar. Essa viatura Guarani foi desenvolvida com tecnologia nacional, projetada e fabricada pela Iveco Veículos de Defesa do Brasil.

A principal característica dos blindados é o design modular, que permite incorporar diferentes torres, armas, sensores e sistemas de comunicações para o mesmo carro. A viatura é anfíbia, com tração nas seis rodas e proteção antiminas, com capacidade para até 11 tripulantes.

Ao todo, a Brigada contará com 126 viaturas Guarani. Os veículos são empregados em terrenos urbanos. A chegada das viaturas também marca a transformação da 11ª Brigada de Infantaria Leve na 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada.

O Comandante da Brigada, General Edson Massayuki Hiroshi, explicou que as novas viaturas têm maior capacidade de mobilidade, mais ação de choque e poder de fogo, além de representar uma nova identidade para a tropa. "A tripulação tem que se adaptar à nova tecnologia, criando, assim, uma mentalidade de tropa mecanizada. E esta simbiose do homem com o carro é importante para defesa", revelou o general. 

Apresentação da viatura (Foto: Eduardo Lopes/PMC)

MASTRO

Após o batismo da viatura, as autoridades civis e militares seguiram para a cerimônia de inauguração do Mastro do Forte Anhanguera.


O mastro foi instalado no trecho da Avenida Soldado Passarinho que se liga à Rodovia Anhanguera. Tem 36 metros de altura e possui iluminação na própria haste da bandeira. O equipamento conta com um sistema moderno de giro, que permite que a bandeira acompanhe a direção geral dos ventos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!