Obra composta há 304 anos será apresentada no Castro Mendes, em Campinas
Reprodução: ACidade ON
Obra composta há 304 anos será apresentada no Castro Mendes, em Campinas

O teatro Castro Mendes, de Campinas, receberá neste sábado (17), às 16h, a apresentação de uma obra clássica tocada pela primeira vez sobre uma barca durante o passeio do rei George I da Inglaterra pelo rio Tâmisa em 17 de julho de 1717.

"Música Aquática", obra do compositor alemão naturalizado inglês George Frideric Handel (1685-1759), composta para celebrar a importância da água, volta a ser executada exatamente 304 anos depois por músicos de Campinas.

Os ingressos para acompanhar a apresentação presencialmente estão esgotados, mas ela contará com transmissão ao vivo pela internet no canal https://youtube.com/channel/UCBqXicc-gF5qTGyeVhMVbVA ou buscando no Youtube o canal "secconda pratica coro e orquestra".

REGÊNCIA

O Seconda Prattica Coro e Orquestra, que fará a apresentação, tem direção artística e regência de Moisés Cantos, também regente titular da Orquestra de Câmara da PUC-Campinas. O projeto "Música Sustentável" compreende a gravação de álbum musical inédito, produção e apresentação da orquestra de câmara em três cidades, Campinas, Paulínia e Hortolândia.

PROAC

O projeto foi aprovado e financiado pro ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e, além das apresentações gratuitas, oferecerá 300 unidades gratuitas do CD para distribuição à população e para centros culturais dos três municípios.

REPERTÓRIO

O repertório escolhido para a apresentação e gravação do CD é o da obra Water Music (Música Aquática), composta por três suítes: Suíte I em Fá Maior, Suíte II em G Maior e Suíte III em D Maior, totalizando 54 minutos de música aproximadamente.

O grupo tem 24 músicos e maestro que, em sua maioria, possuem formação pela Unicamp, Conservatório de Tatuí ou estão em processo de formação, cursando música em universidades. Essa mistura de músicos em diferentes estágios proporciona a oportunidade de se desenvolverem na profissão, através de uma prática em grupo de qualidade.


A Seconda Prattica Orquestra é composta por 24 músicos distribuídos da seguinte forma: violinos I (04), violinos II (04), violas (03), violoncelos (02), contrabaixos (01), flauta (01), oboé (02), fagote (01), trompas (02), trompetes (02), timpanista (01) e cravo (01).

GRAVAÇÃO

Na apresentação, será realizada uma gravação na íntegra, disponibilizada para a veiculação na plataforma de streaming da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa. O CD, que está sendo gravado em estúdio, terá a prensagem de mil cópias.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!